Um estudante simulado para atuação em ambientes multiagente de aprendizagem em redes bayesianas
Visualizar/abrir
Data
2007Tipo
Outro título
A simulated student for multiagent learning environments on bayesian networks
Assunto
Resumo
Este trabalho descreve o projeto de um estudante simulado para atuação em ambientes multiagente de aprendizagem. Nesses ambientes, estudantes humanos e simulados trabalham cooperativamente, através da formação de grupos de trabalho. Por meio de um editor colaborativo, os estudantes constroem uma rede bayesiana que modela um caso de estudo. O estudante simulado auxilia o grupo a sair de um estado de estagnação na construção da rede ou faz com que o grupo reflita sobre uma determinada variável ou ...
Este trabalho descreve o projeto de um estudante simulado para atuação em ambientes multiagente de aprendizagem. Nesses ambientes, estudantes humanos e simulados trabalham cooperativamente, através da formação de grupos de trabalho. Por meio de um editor colaborativo, os estudantes constroem uma rede bayesiana que modela um caso de estudo. O estudante simulado auxilia o grupo a sair de um estado de estagnação na construção da rede ou faz com que o grupo reflita sobre uma determinada variável ou relação. Ele propõe questões, insere e remove arcos e nodos da rede em construção. Desse modo, utiliza uma forma de comunicação adequada ao domínio e à interação com estudantes reais, sendo visto como um companheiro e não como um assistente. ...
Abstract
This work describes the design of a simulated student for multiagent learning environments. Human and simulated students work cooperatively, within workgroups, in order to solve a study case. Through the use of a collaborative editor, the students build a Bayesian network, which models the study case. The simulated student helps the group when a stagnation state is reached or when the group must think more about a variable or relationship. It asks questions about the network, removes and insert ...
This work describes the design of a simulated student for multiagent learning environments. Human and simulated students work cooperatively, within workgroups, in order to solve a study case. Through the use of a collaborative editor, the students build a Bayesian network, which models the study case. The simulated student helps the group when a stagnation state is reached or when the group must think more about a variable or relationship. It asks questions about the network, removes and inserts arcs and nodes to the network under construction. By doing this, it uses a mean ofcommunication suitable for the study domain and for the interaction with real students. Thus, real students can view a simulated student as a partner and not only as an assistant. ...
Contido em
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 5, n. 2 (dez. 2007), [10] f.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (44386)Ciências Exatas e da Terra (6548)
Este item está licenciado na Creative Commons License


