Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMenezes, Victória Sabbadopt_BR
dc.contributor.authorCostella, Roselane Zordanpt_BR
dc.date.accessioned2025-08-26T07:54:12Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0103-1538pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/295797pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo está vinculado a uma tese de doutorado em construção e tem o intuito de propor a discussão concernente ao método (auto)biográfico enquanto uma possibilidade para ressignificar a formação inicial de professores de Geografia. Para tanto, pauta-se em uma revisão bibliográfica referente aos seguintes eixos basilares: formação docente em Geografia e pesquisa (auto)biográfica. O método (auto)biográfico representa um caminho profícuo para pensar a formação docente em sua complexidade, entendendo-a como um processo longo, permanente e contínuo. Nesse sentido, a formação do/da professor/a de Geografia é concebida não como o resultado exclusivo da formação acadêmica e da carreira profissional do sujeito, mas está associada a trajetória de vida pessoal, escolar, acadêmica e profissional, visto que é constituída por uma diversidade de saberes provenientes de diferentes fontes. Assim, as narrativas (auto)biográficas, compreendidas como um dispositivo formativo e vinculadas a este método, possibilitam repensar a constituição da professoralidade em Geografia, uma vez que revelam os percursos formativos dos sujeitos. Portanto, o método (auto)biográfico, operacionalizado por meio das narrativas (auto)biográficas, pode colaborar com um outro olhar para o processo de formação docente e, quiçá, provocar reflexos positivos e questionadores aos princípios que balizam as licenciaturas em Geografia na contemporaneidade.pt_BR
dc.description.abstractThe present work is linked to a doctoral thesis under construction and aims at proposing the discussion concerning the (self)biographical method as a possibility to assign a new meaning to teacher initial training in Geography. Thus, it is based on a bibliographical review referring to the following basic axes: teacher training in Geography and (self)biographical research. The (self)biographical method represents a useful way to think about teacher formation in its complexity, understanding it as a long, permanent and continuous process. In this sense, the formation of the Geography teacher is conceived not only as the exclusive result of the academic formation and the professional career of the subject, but it is also associated with the trajectory of personal, academic and professional life, since it is constituted by the diversity of knowledge from different sources. Thus, the (self)biographical narratives, which are understood as a formative device and linked to the present method, make it possible to rethink the constitution of being a Geography teacher, once they reveal the formative paths of the subjects. Therefore, the (self)biographical method, prepared through the (self)biographical narratives, may collaborate with a different look on the teacher training process and, perhaps, trigger some positive and questioning reflection regarding the principles that mark the degrees in Geography in the contemporary world.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGeografia-ensino & pesquisa : Universidade Federal de Santa Maria. Vol. 25 (2021), e12, p. 1-27pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectGeographyen
dc.subject(Self)biographical methoden
dc.titleO método (auto)biográfico na formação inicial de professores de geografiapt_BR
dc.title.alternativeThe (self)biographical method in the initial training of geography teachers en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001290534pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples