Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAnanias, Elisangela Venanciopt_BR
dc.date.accessioned2025-08-26T07:54:10Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.issn1982-7199pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/295794pt_BR
dc.description.abstractNa relação universidade e escola o Estágio Supervisionado-ES está na confluência dos debates sobre a formação de professores. Como componente formativo obrigatório para a aquisição da licença para a docência, édurante os ES que os futuros professores se deparam com os desafios e incertezas do campo profissional. No entanto, tem a oportunidade de vivenciar uma genuína relação entre a universidade e a escola, tendo sua prática como elemento central neste processo. Este estudo teve como objetivo analisar quatro cursos de formação de professores de educação física, três nacionais e uma internacional, a partir dos programas de curso, propostas de estágios e dispositivos formativos, considerando as concepções sobre formação, pesquisa e prática, nas quatro realidades. Trata-se de uma pesquisa de estudo de casos múltiplos, de abordagem qualitativa, com análise das fontes escritas. Para tal, estão descritos os programas de curso, as propostas de estágios e os dispositivos formativos. A análise e discussão se faz à luz do “estado da arte” das produções sobre a formação de professores no que se refere à relação universidade e escola, e a recente legislação sobre a formação de professores no Brasil e em Portugal. Como resultados, há o reconhecimento de investimentos naspropostas de ES das quatro instituições formadoras, com parcerias consolidadas entre escolas públicas e universidades, efetiva orientação e supervisão, fundamentação teórica pautada nas pesquisas em educação, compromisso coletivo em produzir saberes e práticas para a constituição da identidade docente,legitimando àdocência como profissão.pt_BR
dc.description.abstractWithin the context of the university-school relationship, the supervised internship is positioned at the intersection of debates on teacher education. As a mandatory formative component for obtaining a teaching license, the SupervisedInternship represented the moment when prospective teachers confront the challenges and uncertainties of the professional field. However, they also have the opportunity to foster a genuine connection between the university and the school, with the teachingpractice as the cornerstone of this process. This study aims to analyze four formative realities of physical education teachers, three national and one international, based on course programs, internship proposals, and training frameworks, while examining conceptions of teacher education, research, and practice encompassed across these settings. Employing a multiple case study design with a qualitative approach, the research involves a thorough analysis of written sources, including course programs, and training structures. The analysis and discussion are guided by the "state of the art" in productions on teacher education, specifically regarding the university-school relationship, as well as recent legislation on teacher education in Brazil and Portugal. The findings underscore significant investments in supervised internship frameworks of the four institutions, characterized by well-established partnerships between public schools and universities, effective mentoring and supervision, and a strong theoretical foundation grounded in educational research, and a collective commitment to generating knowledge and practices that contribute to the development of teaching identity, ultimately legitimizing teaching as a profession.en
dc.description.abstractEn la relación entre universidad y escuela, la práctica supervisada se encuentra en la confluencia de los debates sobre la formación de profesores. Como componente formativo obligatorio para la obtención de la licencia para la docencia, es durante las prácticas que los futuros profesores enfrentan los desafíos e incertidumbres del ámbito profesional. Sin embargo, tienen la oportunidad de experimentar una relación genuina entre la universidad y la escuela, con su práctica como elemento central en este proceso. Este estudio tuvo como objetivo analizar cuatro realidades formativas de profesores de educación física, tres nacionales y una internacional, a partir de los programas de curso, propuestas de prácticas y dispositivos formativos, considerando las concepciones sobre formación, investigación y práctica abarcadas en estas cuatro realidades. Se trata de una investigación de estudio de casos múltiples, con un enfoque cualitativo, con análisis de las fuentes escritas. Para ello, se describen los programas de curso, las propuestas de prácticas y los dispositivos formativos. El análisis y la discusión se realizan a la luz del "estado del arte" de las producciones sobre la formación de profesores en lo que respecta a la relación universidad-escuela, así como la legislación reciente sobre la formación de profesores en Brasil y Portugal. Como resultados, se reconoce la inversión en las propuestas de prácticas supervisadas de las cuatro instituciones formadoras, con asociaciones consolidadas entre escuelas públicas e universidades, orientación y supervisión efectiva, fundamentaciónteórica basada en investigaciones en educación, compromiso colectivo en la producción desaberes y prácticas para la constitución de la identidad docente y legitimando la docencia como profesión.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP. Vol. 19, n. 1 (jan./dez. 2025), e694704, (Dossiê), p. 1-21.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelationshipen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectUniversityen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectSupervised internshipen
dc.subjectRelaciónes
dc.subjectUniversidades
dc.subjectEscuelaes
dc.subjectPráctica supervisadaes
dc.titleRelação universidade e escola : iniciativas a partir dos estágios supervisionados em educação físicapt_BR
dc.title.alternativeUniversity and school relationship : initiatives based on supervised internship in physical educationen
dc.title.alternativeRelación universidad y escuela : iniciativas a partir de las prácticas supervisadas en educación físicaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001280580pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples