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dc.contributor.authorAndrade, Cristiane Maciel de Souzapt_BR
dc.contributor.authorCostella, Roselane Zordanpt_BR
dc.date.accessioned2025-08-26T07:53:39Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2236-3904pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/295720pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo refere-se a uma discussão teórica de pesquisa em andamento que tem como objeto de estudo a análise das dimensões da construção identitária do professor de Geografia da educação básica. Para tanto, como objetivo principal, propõe-se compreender como as histórias pessoais e experiências profissionais dos professores são meios privilegiados de reflexão e de possibilidade de ação no aperfeiçoamento da prática docente. A relevância desta temática se pauta por constatar que a s d i m e n s õ e s p r o fi s s i o n a i s s e e n t r e c r u z a m s e m p r e , inevitavelmente, com as dimensões pessoais, estando, portanto, entrelaçadas às trajetórias docentes e à própria trajetória de vida. O trabalho busca apontar a estreita relação dessa identidade profissional na perspectiva formativa do tornar-se professor de Geografia, com suas histórias e experiências de aprendizagem na realidade em que se encontra. Para isso, intencionamos promover um estudo sobre as dimensões constituintes da identidade docente por acreditar que a ressignificação da ação profissional do professor de Geografia possa derivar da perspectiva reflexiva ao compreender o desenvolvimento profissional ancorado no desenvolvimento pessoal. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, pautada no método (auto)autobiográfico, com ênfase nas histórias de vida, utilizando as narrativas de vida dos professores sujeitos desta pesquisa como procedimento para a produção de dados.pt_BR
dc.description.abstractThis article refers to a theoretical discussion research in progress that has as its object of study the analysis of the dimensions of construction of the professor of Geography of basic education identity. Therefore, as the main purpose, it is intended to understand how the personal histories and professional experiences of teachers are privileged means of reflection and the possibility of action in the improvement of teaching practice. The relevance of this theme is based on the fact that the professional dimensions always connected, inevitably, with the personal dimensions, being, therefore, interconnected with the teaching trajectories to the life trajectory itself. This work seeks to point out the close relationship of this professional identity in the formative perspective of becoming a Geography teacher, with his or her stories and learning experiences in the reality in which he or she finds itself. To this end, we intend to promote a study on the essential dimensions of the teaching identity because we believe that the resignification of the professional action of the Geography teacher can derive from the reflective perspective when understanding the professional development attached to the personal development. This is a qualitative research, based on the (auto) biographical method, with an emphasis on life stories, using the life narratives of the teachers subject to this research as a procedure for the data production.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, SP. Vol. 10, n. 19 (2020), p. 345-363pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeography teacheren
dc.subjectTeaching identityen
dc.subjectPersonal and professional dimensionsen
dc.titleAs dimensões pessoais e profissionais na construção identitária dos professores de geografiapt_BR
dc.title.alternativePersonal and professional dimensions in the identity building of geography teachers en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001290561pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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