Formação acadêmica e mercado de trabalho para artistas de teatro : percursos e derivas de profissionais egressos de Universidades Federais do Rio Grande do Sul
dc.contributor.advisor | Santos, Vera Lucia Bertoni dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Galho, Lucas Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-13T08:01:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/295141 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta Dissertação apresenta-se uma investigação sobre as relações entre formação acadêmica e mercado de trabalho para os egressos formados em cursos de Teatro – Bacharelado das Universidades Federais do Rio Grande do Sul. A partir de uma abordagem qualitativa e de base compreensiva, o estudo parte de inquietações pessoais em torno da permanência dos profissionais da arte no exercício de sua profissão. Por meio de revisão bibliográfica, análise de políticas públicas e aplicação de questionários com egressos, busca-se compreender como se configuram as trajetórias profissionais desses sujeitos, evidenciando os desafios da inserção no mercado de trabalho, as estratégias de sobrevivência artística e as lacunas formativas resultantes desse processo. O trabalho também reflete sobre o papel da arte em contextos de crise e precarização, propondo caminhos para o fortalecimento da atuação profissional dos artistas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation investigates the relationship between academic education and the labor market for performing artists who graduated from Theater Bachelor's programs at federal universities in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Adopting a qualitative and interpretative approach, the study emerges from both personal and collective concerns regarding the continuity of artistic professions. Through bibliographic review, public policy analysis, and the application of questionnaires to alumni, the research seeks to understand how these professionals' career paths are shaped, highlighting the challenges of entering the labor market, the strategies for artistic survival, and the educational gaps identified in the responses. The work also reflects on the role of art in contexts of crisis and precarity, proposing possible pathways to strengthen the professional engagement of artists. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Theater | en |
dc.subject | Bachelor's degree | en |
dc.subject | Bacharelado | pt_BR |
dc.subject | Labor market | en |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Academic training | en |
dc.subject | Formação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Economia criativa | pt_BR |
dc.subject | Creative economy | en |
dc.title | Formação acadêmica e mercado de trabalho para artistas de teatro : percursos e derivas de profissionais egressos de Universidades Federais do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001291343 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Linguística, Letras e Artes (3020)Artes Cênicas (231)