Trajetória educacional da mulher no Brasil : evolução da participação no ensino superior
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Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Women’s educational path in Brazil : evolution of participation in higher education
Assunto
Resumo
Este estudo investiga a segregação de gênero nas carreiras do ensino superior brasileiro, com o objetivo de analisar sua evolução ao longo das coortes de nascimento desde a década de 1940. Utilizou-se os microdados do Censo Demográfico de 2010, filtrando-se indivíduos com ensino superior completo e idade de até 70 anos. A metodologia adotada baseou-se na aplicação de modelos log-lineares, que permitem comparar a intensidade da associação entre variáveis ao longo do tempo sem ser afetado pelas d ...
Este estudo investiga a segregação de gênero nas carreiras do ensino superior brasileiro, com o objetivo de analisar sua evolução ao longo das coortes de nascimento desde a década de 1940. Utilizou-se os microdados do Censo Demográfico de 2010, filtrando-se indivíduos com ensino superior completo e idade de até 70 anos. A metodologia adotada baseou-se na aplicação de modelos log-lineares, que permitem comparar a intensidade da associação entre variáveis ao longo do tempo sem ser afetado pelas distribuições marginais. Os resultados indicam que, apesar de a estrutura qualitativa da segregação por gênero nas carreiras ter se mantido relativamente estável ao longo das coortes, houve uma redução significativa na sua intensidade. A comparação com dados de países europeus indica que o padrão brasileiro não difere substancialmente, sugerindo que fatores culturais e estruturais globais influenciam as escolhas educacionais por gênero. A contribuição do estudo reside na aplicação de uma metodologia mais robusta que as análises descritivas tradicionais, possibilitando comparações internacionais e intertemporais mais precisas. ...
Abstract
This study investigates gender segregation in Brazilian higher education careers, aiming to analyze its evolution across birth cohorts since the 1940s. Microdata from the 2010 Demographic Census were used, filtering individuals with completed higher education and aged up to 70 years. The methodology adopted was based on the application of log-linear models, which allow the comparison of the strength of association between variables over time without being affected by marginal distributions. The ...
This study investigates gender segregation in Brazilian higher education careers, aiming to analyze its evolution across birth cohorts since the 1940s. Microdata from the 2010 Demographic Census were used, filtering individuals with completed higher education and aged up to 70 years. The methodology adopted was based on the application of log-linear models, which allow the comparison of the strength of association between variables over time without being affected by marginal distributions. The results indicate that, although the qualitative structure of gender segregation in careers has remained relatively stable across cohorts, its intensity has significantly decreased. A comparison with data from European countries suggests that the Brazilian pattern does not differ substantially, indicating that global cultural and structural factors influence gender-based educational choices. The study contributes by applying a more robust methodology than traditional descriptive analyses, enabling more precise international and intertemporal comparisons. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Coleções
-
TCC Ciências Econômicas (1412)
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