Etarismo e UX: um estudo exploratório sobre o design de interfaces para adultos 65+
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Ageism in user experience (UX)
Resumo
Introdução: O envelhecimento populacional global está cada vez mais acentuado em países em desenvolvimento juntamente com a rápida evolução das tecnologias e ambientes digitais. A infoinclusão pode contribuir para uma vida mais longa, digna e com qualidade para os idosos. O envelhecimento expõe realidades e desafios para a sociedade encontrar soluções que possam apoiar a vida da pessoa idosa e contribuir para o bem-viver. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar as aptidões e dificuldades ...
Introdução: O envelhecimento populacional global está cada vez mais acentuado em países em desenvolvimento juntamente com a rápida evolução das tecnologias e ambientes digitais. A infoinclusão pode contribuir para uma vida mais longa, digna e com qualidade para os idosos. O envelhecimento expõe realidades e desafios para a sociedade encontrar soluções que possam apoiar a vida da pessoa idosa e contribuir para o bem-viver. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar as aptidões e dificuldades no uso de aplicativos tecnológicos, e após sugerir as possíveis alterações que possam facilitar o uso para pessoas 50+. Metodologia: A primeira parte foi constituída de uma pesquisa, questionário, que adotou um caráter qualiquantitativo, com o intuito de possibilitar insights sobre a visão do público-alvo sobre questões como aptidão com tecnologias e aplicativos digitais. Na segunda etapa, uma pessoa (84 anos) colaborou com o estudo através de sugestões de mudanças na interface de um aplicativo mobile popular para compreensão das dificuldades e possíveis melhorias nas interfaces para este público. Resultados: Observamos que muitos dos aplicativos modernos não atendem adequadamente a necessidade deste público, resultando em experiências insatisfatórias destes usuários e, consequentemente, levando a desistência do uso destes aplicativos. Em muitos casos, os idosos recorrem ao auxílio de outras pessoas para poderem usar estas interfaces, muito comumente membros da família. O estudo sugere que a escolaridade pode desempenhar um papel relevante na percepção de aptidão tecnológica entre adultos mais velhos, o que deve ser considerado no planejamento de iniciativas de inclusão digital e no desenvolvimento de interfaces mais acessíveis a públicos diversos. Conclusões: Para melhorar a experiência, a qualidade de vida e o bem-estar do usuário idoso, é necessário adotar práticas de design e usabilidade inclusivos, para assim promover a acessibilidade e equidade no uso de tecnologias digitais. ...
Abstract
Introduction: The global aging population is increasingly pronounced in developing countries, alongside the rapid evolution of technologies and digital environments. Digital inclusion shows that information inclusion can contribute to a longer, more dignified, and higher-quality life for the elderly. Aging exposes realities and challenges for society to find solutions that can support the lives of older adults and contribute to well-being. Objective: The objective of this study was to evaluate ...
Introduction: The global aging population is increasingly pronounced in developing countries, alongside the rapid evolution of technologies and digital environments. Digital inclusion shows that information inclusion can contribute to a longer, more dignified, and higher-quality life for the elderly. Aging exposes realities and challenges for society to find solutions that can support the lives of older adults and contribute to well-being. Objective: The objective of this study was to evaluate the aptitudes and difficulties in using technological applications, and subsequently to suggest possible changes that could facilitate their use for people aged 50+. Methodology: The first part consisted of a qualitative and quantitative survey, using a structured questionnaire with 20 open and closed questions to provide insights into the target audience's perception of issues such as aptitude with technologies and applications. Afterward, in the second stage, one individual (84 years old) collaborated with the study by offering suggestions for changes in a mobile application usage to understand difficulties and possible improvements in interfaces for this audience. Results: We observed that many modern applications do not adequately meet the needs of this demographic, resulting in unsatisfactory user experiences and consequently leading to the abandonment of these applications. In many cases, older adults resort to the help of others, very commonly family members, to use these interfaces. Our study suggests that education can play a significant role in the perception of technological aptitude among older adults, which should be considered when planning digital inclusion initiatives and developing more accessible interfaces for diverse audiences. Conclusions: To improve the experience, quality of life, and well-being of older users, it is necessary to adopt inclusive design and usability practices, thus promoting accessibility and equity in the use of digital technologies. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Ciência da Computação (1128)
Este item está licenciado na Creative Commons License


