Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Vera Lucia Bertoni dospt_BR
dc.contributor.authorSavio, Eduarda Ouriquespt_BR
dc.date.accessioned2025-08-06T06:57:46Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/294769pt_BR
dc.description.abstractO trabalho apresenta os fundamentos e algumas práticas e resultados da Oficina de Teatro intitulada Expressão para o mundo do trabalho, desenvolvida pela autora entre os meses de agosto a dezembro de 2024, junto ao Projeto Social Decola, da Organização Não Governamental (ONG) Coletivo Autônomo Morro da Cruz, no Bairro São José, em Porto Alegre (RS), na perspectiva de preparar os jovens da comunidade para o mundo do trabalho. Para situar o Oficina e explicitar seus fundamentos e relações com a trajetória da autora, a narrativa parte da contextualização da comunidade envolvida, considerando aspectos históricos e sociais; descreve, em linhas gerais, o trabalho social da ONG e do Projeto Decola, com ênfase nos seus objetivos mais amplos – de acolhimento de jovens da comunidade e preparação para o mundo do trabalho; e detalha percursos formativos pessoais, estudantis e profissionais que possibilitaram a inserção da autora nos campos da Educação Social e do Teatro. Através de narrativas sobre as práticas pedagógicas da Oficina e de entrevistas com educadoras e educandos integrantes do Projeto Decola, articuladas a referenciais do campo da Pedagogia do Teatro, da Educação e da Educação Social, como Márcia Pompeo Nogueira, Viola Spolin, Jacyara Paiva e Paulo Freire, dentre outros, reflete-se sobre a importância do Teatro na experiência dos jovens, considerando a prática teatral como espaço do encontro consigo mesmo e com o outro, de reflexão e construção coletiva e de transformação individual e social.pt_BR
dc.description.abstractEl trabajo presenta los fundamentos y algunas prácticas y resultados del taller de teatro intitulado "Expressão para o mundo do trabalho", desarrollado por la autora a lo largo de agosto y diciembre de 2024, en el proyecto social "Decola" de la ONG "Coletivo Autônomo Morro da Cruz", ubicada en el barrio "São José" en Porto Alegre/RS, con la perspectiva de la preparar a los jóvens para el mundo laboral. A fin de situar el taller y exponer sus fundamentos y relaciones con la trayectoria de la autora, la narrativa parte de la contextualización de la comunidad involucrada, considerando los rasgos históricos y sociales, describe en general el trabajo social de la ONG y del proyecto "Decola", con énfasis en sus objetivos más amplios - de acoger a los jóvenes de la comunidad y perparalos para el mundo laboral - y detalla las trayectorias personales, estudiantiles y profesionales que llevan la autora a la Educación Social y al Teatro. Por medio de narrativas sobre las prácticas pedagógicas del taller y de entrevistas con educadoras y educandos del proyecto "Decola", articuladas a referencias de la Pedagogía del Teatro, da la Educación y de la Educación Social, como Márcia Pompeo Nogueira, Viola Spolin, Jacyara Paiva y Paulo Freire, entre otros, el trabajo discurre sobre la importancia del Teatro en la experiencia de los jóvenes, considerando la práctica teatral como espacio con uno mismo y con el otro, de reflexión y construcción colectiva y de transformación individual y social.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeatroes
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMundo do trabalhopt_BR
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectMundo laborales
dc.subjectEducação socialpt_BR
dc.subjectEducación sociales
dc.titleTeatro como instrumento de inserção social : percursos entre possiblidades, ruas e histórias no Morro da Cruzpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001289824pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples