Existe relação entre educação financeira e qualidade de vida? Um estudo com estudantes da Escola de Administração da UFRGS
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo analisa as percepções sobre educação financeira e qualidade de vida dos estudantes de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e correlaciona o nível dessas variáveis. A pesquisa utilizou um questionário estruturado baseado em estudos prévios e na escala WHOQOL-BREF, revisado por especialistas e aplicado tanto presencialmente quanto online. Foram obtidas 129 respostas, demonstradas com estatísticas descritivas e correlação de Spearman, com foco em variávei ...
Este estudo analisa as percepções sobre educação financeira e qualidade de vida dos estudantes de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e correlaciona o nível dessas variáveis. A pesquisa utilizou um questionário estruturado baseado em estudos prévios e na escala WHOQOL-BREF, revisado por especialistas e aplicado tanto presencialmente quanto online. Foram obtidas 129 respostas, demonstradas com estatísticas descritivas e correlação de Spearman, com foco em variáveis como nível de conhecimento financeiro, hábitos de gestão de finanças pessoais e seu impacto no bem-estar. Os resultados apontaram uma correlação positiva moderada (0,388) entre educação financeira e qualidade de vida. Também foram identificadas lacunas no conhecimento financeiro, como dificuldades na gestão de dívidas e planejamento de longo prazo, que afetam a saúde financeira e a qualidade de vida. O estudo reforça a relevância de políticas educacionais que promovem a alfabetização financeira no ambiente universitário, proporcionando aos estudantes ferramentas para lidar com desafios financeiros e melhorar seu bem-estar geral. ...
Abstract
This study analyzes the perceptions of financial education and quality of life among Business Administration students at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and correlates the levels of these variables. The research employed a structured questionnaire based on previous studies and the WHOQOL-BREF scale, reviewed by experts and applied both in person and online. A total of 129 responses were collected, analyzed through descriptive statistics and Spearman’s correlation, focusing o ...
This study analyzes the perceptions of financial education and quality of life among Business Administration students at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and correlates the levels of these variables. The research employed a structured questionnaire based on previous studies and the WHOQOL-BREF scale, reviewed by experts and applied both in person and online. A total of 129 responses were collected, analyzed through descriptive statistics and Spearman’s correlation, focusing on variables such as the level of financial knowledge, personal financial management habits, and their impact on well-being. The results indicated a moderate positive correlation (0.388) between financial education and quality of life. Gaps in financial knowledge were also identified, such as difficulties in debt management and long-term planning, which affect financial health and quality of life. The study highlights the importance of educational policies that promote financial literacy in the university environment, equipping students with tools to manage financial challenges and enhance their overall well-being. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3385)
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