Análise dos fatores motivacionais dos Técnicos Administrativos em Educação da UFRGS
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho analisou os fatores motivacionais que influenciam os Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) de nível D da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a partir das percepções dos próprios servidores. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas realizadas com servidores técnico-administrativos, fundamentando-se em teorias motivacionais de conteúdo, como as de Maslow, Herzberg e McClelland. Os dados foram categorizados em temas como reconheciment ...
Este trabalho analisou os fatores motivacionais que influenciam os Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) de nível D da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a partir das percepções dos próprios servidores. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas realizadas com servidores técnico-administrativos, fundamentando-se em teorias motivacionais de conteúdo, como as de Maslow, Herzberg e McClelland. Os dados foram categorizados em temas como reconhecimento profissional, autonomia, remuneração e condições de trabalho. Os resultados indicaram que o reconhecimento e a autonomia atuam como fatores positivos para o engajamento, enquanto barreiras como percepções de remuneração inadequada, falta de padronização nos processos institucionais e políticas inconsistentes de teletrabalho afetam negativamente a motivação. Concluiu-se que ações que reforcem o reconhecimento, a equidade e o suporte gerencial são fundamentais para promover um ambiente de trabalho mais produtivo e satisfatório. O estudo oferece contribuições significativas para a compreensão da motivação no setor público, auxiliando na formulação de estratégias de gestão de pessoas alinhadas às necessidades específicas dos servidores técnico-administrativos. ...
Abstract
This study analyzed the motivational factors that influence Level D Technical and Administrative Education (TAEs) staff at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), based on the employees’ own perceptions. A qualitative approach was adopted, involving semi-structured interviews with technical-administrative staff and grounded in content motivation theories, such as those proposed by Maslow, Herzberg, and McClelland. The data were categorized into themes including professional recogni ...
This study analyzed the motivational factors that influence Level D Technical and Administrative Education (TAEs) staff at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), based on the employees’ own perceptions. A qualitative approach was adopted, involving semi-structured interviews with technical-administrative staff and grounded in content motivation theories, such as those proposed by Maslow, Herzberg, and McClelland. The data were categorized into themes including professional recognition, autonomy, remuneration, and working conditions. The results indicated that recognition and autonomy are positive factors for engagement, whereas issues such as inadequate remuneration, lack of standardization in institutional processes, and inconsistent telework policies negatively affect motivation. It was concluded that reinforcing recognition, equity, and managerial support is essential to fostering a more productive and satisfactory work environment. The study provides significant contributions to understanding motivation in the public sector, assisting in the development of people management strategies aligned with the specific needs of technical and administrative staff. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
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TCC Administração (3385)
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