Quem quer ser professor de Geografia? uma análise sobre o perfil e motivação dos alunos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho buscou compreender o perfil dos estudantes do curso de Licenciatura em Geografia da UFRGS, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade da formação inicial de professores. Sua importância se justifica, sobretudo, diante da previsão de escassez de docentes no Brasil nos próximos anos, o que representa uma preocupação e um desafio tanto para a Educação quanto para a sociedade em geral. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou questionário digitais como instrumento de ...
Este trabalho buscou compreender o perfil dos estudantes do curso de Licenciatura em Geografia da UFRGS, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade da formação inicial de professores. Sua importância se justifica, sobretudo, diante da previsão de escassez de docentes no Brasil nos próximos anos, o que representa uma preocupação e um desafio tanto para a Educação quanto para a sociedade em geral. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou questionário digitais como instrumento de coleta de dados entre os alunos da Licenciatura em Geografia, com o objetivo de compreender o perfil demográfico dos estudantes e as motivações daqueles que desejam ser professores, além de conhecer suas relações e percepções sobre o curso. Os resultados mostraram um perfil demográfico bastante heterogêneo, composto, em sua maioria, por pessoas que não têm dedicação exclusiva aos estudos e cuja principal motivação inicial para ingressar no curso foi o nteresse pelos conteúdos de Geografia aprendidos na escola. Além disso, os alunos tiveram sua percepção sobre a profissão alterada tanto de forma positiva quanto negativa ao longo do curso. Ainda assim, sentem que a formação recebida os aproximou do perfil de profissionais que almejam ser. No entanto, manifestam o desejo de uma maior integração entre teoria e prática, bem como entre as disciplinas ministradas de Geociências (IGEO) e na Faculdade de Educação (FACED). ...
Abstract
This study aimed to understand the profile of students enrolled in the Geography Teacher Education Program at UFRGS, in order to contribute to the improvement of the quality of initial teacher training. Its relevance is especially justified by the projected shortage of teachers in Brazil in the coming years, which poses both a concern and a challenge for Education and for society as a whole. This was a qualitative study that used digital questionnaires as a data collection instrument among stud ...
This study aimed to understand the profile of students enrolled in the Geography Teacher Education Program at UFRGS, in order to contribute to the improvement of the quality of initial teacher training. Its relevance is especially justified by the projected shortage of teachers in Brazil in the coming years, which poses both a concern and a challenge for Education and for society as a whole. This was a qualitative study that used digital questionnaires as a data collection instrument among students in the Geography Teacher Education Program, with the goal of understanding the demographic profile of the students and the motivations of those who wish to become teachers, as well as exploring their relationships with and perceptions of the program. The results revealed a highly heterogeneous demographic profile, composed mostly of individuals who do not dedicate themselves exclusively to their studies, and whose initial motivation for entering the program was an interest in the Geography content taught in school. Furthermore, students reported that their perception of the teaching profession changed throughout the course—both positively and negatively. Even so, they feel that the training they received has brought them closer to the kind of professionals they aspire to become. However, they expressed a desire for greater integration between theory and practice, as well as between the subjects taught in the Institute of Geosciences (IGEO) and those in the Faculty of Education (FACED). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Geografia (502)
Este item está licenciado na Creative Commons License


