Geografias das juventudes em uma cidade pequena : percepções e vivências juvenis em Gramado dos Loureiros (RS)
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Dentre as múltiplas formas de vivenciar a juventude, o recorte de espaço se faz uma característica importante que influencia nas percepções e vivências das diferentes juventudes que o ocupam. Nesse sentido, as juventudes de uma cidade pequena apresentam singularidades relevantes para a pesquisa acadêmica. Com base nisso, o objetivo geral deste trabalho foi analisar as relações das juventudes de Gramado dos Loureiros (RS) com sua cidade e sua escola. O referencial teórico foi dividido nos eixos ...
Dentre as múltiplas formas de vivenciar a juventude, o recorte de espaço se faz uma característica importante que influencia nas percepções e vivências das diferentes juventudes que o ocupam. Nesse sentido, as juventudes de uma cidade pequena apresentam singularidades relevantes para a pesquisa acadêmica. Com base nisso, o objetivo geral deste trabalho foi analisar as relações das juventudes de Gramado dos Loureiros (RS) com sua cidade e sua escola. O referencial teórico foi dividido nos eixos “juventudes”, “juventudes e cidade” e “juventudes e escola”. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos foi a realização de um grupo focal com nove jovens participantes do terceiro e do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual Adolfo Giordani, que é a única que dispõe dessa etapa da escolarização na cidade. O grupo focal teve duração de 1h30min e foi subdividido em três momentos: I) Quem são esses jovens?; II) Como esses jovens se relacionam com a cidade?; III) Como esses jovens se relacionam com a escola? Os cuidados éticos foram seguidos, garantindo o anonimato dos jovens e a assinatura dos termos de consentimento/assentimento. Quanto aos resultados, foi possível conhecer as percepções dos participantes referente ao que é “ser jovem” quando afirmaram que estão em uma fase de muitas escolhas, pressão para a tomada de decisões importantes para o seu futuro e associaram “jovem” com “transformação". Também identificou-se a relação desses jovens com a cidade em questão, quanto às inúmeras demandas para a garantia de direitos como o lazer e o trabalho, que são os principais motivos que os levam a considerar a possível migração para outras cidades. A partir da relação dos jovens com a escola, constatou-se que eles admiram a qualidade e estrutura da escola, entretanto, não estão de acordo com as metodologias adotadas pelos professores, nem com as políticas de restrição do uso do celular e a implementação do Novo Ensino Médio. Os jovens trouxeram importantes reflexões sobre os espaços que ocupam seja a cidade ou a escola demonstrando a importância da escuta dessas juventudes, bem como a relevância que o ensino de Geografia exerce na formação de sujeitos que pensam os espaços que estão e que buscam. ...
Resumen
Entre las muchas maneras de experimentar la juventud, la división espacial es una característica importante que influye en las percepciones y experiencias de los diferentes jóvenes que la ocupan. En este sentido, los jóvenes de un pequeño pueblo presentan singularidades que son relevantes para la investigación académica. Con base en esto, el objetivo general de este estudio fue analizar las relaciones de los jóvenes de Gramado dos Loureiros (RS) con su ciudad y su escuela. El marco teórico se d ...
Entre las muchas maneras de experimentar la juventud, la división espacial es una característica importante que influye en las percepciones y experiencias de los diferentes jóvenes que la ocupan. En este sentido, los jóvenes de un pequeño pueblo presentan singularidades que son relevantes para la investigación académica. Con base en esto, el objetivo general de este estudio fue analizar las relaciones de los jóvenes de Gramado dos Loureiros (RS) con su ciudad y su escuela. El marco teórico se dividió en los ejes “jóvenes”, “jóvenes y ciudad” y “jóvenes y escuela”. La metodología utilizada para lograr los objetivos fue realizar un grupo focal con nueve jóvenes participantes en el tercer y segundo año de secundaria en la Escuela Estatal Adolfo Giordani, que es la única escuela en la ciudad que ofrece esta etapa de escolarización. El grupo focal duró 1h30min y se subdividió en tres momentos: I) ¿Quiénes son estos jóvenes?; II) ¿Cómo se relacionan estos jóvenes con la ciudad?; III) ¿Cómo se relacionan estos jóvenes con la escuela? Se observaron precauciones éticas, garantizando el anonimato de los jóvenes y la firma de los formularios de consentimiento. En cuanto a los resultados, se pudo conocer la percepción de los participantes sobre lo que significa ser joven, ya que afirmaron encontrarse en una etapa de múltiples opciones, con la presión de tomar decisiones importantes para su futuro y asociaron la juventud con la transformación. También se identificó la relación de estos jóvenes con la ciudad en cuestión, en cuanto a las numerosas demandas de garantía de derechos como el ocio y el trabajo, que son las principales razones que los llevan a considerar la posible migración a otras ciudades. A partir de la relación de los jóvenes con la escuela, se observó que admiran la calidad y la estructura de la misma; sin embargo, no están de acuerdo con las metodologías adoptadas por el profesorado, ni con las políticas que restringen el uso de teléfonos celulares ni con la implementación del Nuevo Liceo. Los jóvenes aportaron importantes reflexiones sobre los espacios que ocupan, ya sea la ciudad o la escuela, demostrando la importancia de escucharlos, así como la relevancia de la enseñanza de la Geografía en la formación de sujetos que reflexionan sobre los espacios que habitan y buscan. ...
Abstract
Among the many ways of experiencing youth, spatial division is an important characteristic that influences the perceptions and experiences of the different youths who occupy it. In this sense, the youths of a small town present singularities that are relevant to academic research. Based on this, the general objective of this study was to analyze the relationships of the youths of Gramado dos Loureiros (RS) with their city and their school. The theoretical framework was divided into the axes “yo ...
Among the many ways of experiencing youth, spatial division is an important characteristic that influences the perceptions and experiences of the different youths who occupy it. In this sense, the youths of a small town present singularities that are relevant to academic research. Based on this, the general objective of this study was to analyze the relationships of the youths of Gramado dos Loureiros (RS) with their city and their school. The theoretical framework was divided into the axes “youths”, “youths and city” and “youths and school”. The methodology used to achieve the objectives was to conduct a focus group with nine young participants in the third and second years of high school at the Adolfo Giordani State School, which is the only school in the city that offers this stage of schooling. The focus group lasted 1h30min and was subdivided into three moments: I) Who are these young people?; II) How do these young people relate to the city?; III) How do these young people relate to the school? Ethical precautions were followed, ensuring the anonymity of the young people and the signing of the consent/assent forms. As for the results, it was possible to learn about the participants' perceptions regarding what it means to "be young" when they stated that they are in a phase of many choices, pressure to make important decisions for their future and associated "young" with "transformation". The relationship of these young people with the city in question was also identified, regarding the numerous demands for the guarantee of rights such as leisure and work, which are the main reasons that lead them to consider the possible migration to other cities. Based on the relationship of the young people with the school, it was found that they admire the quality and structure of the school, however, they do not agree with the methodologies adopted by the teachers, nor with the policies restricting the use of cell phones and the implementation of the New High School. The young people brought important reflections about the spaces they occupy, whether the city or the school, demonstrating the importance of listening to these young people, as well as the relevance that the teaching of Geography has in the formation of subjects who think about the spaces they are and seek. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Geografia (502)
Este item está licenciado na Creative Commons License


