Das estórias à história : um olhar crítico-social em narrativas de Sérgio Sant'Anna
Fecha
2011Tutor
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
A análise proposta neste estudo focaliza as relações entre seis narrativas literárias contemporâneas de Sérgio Sant’Anna e seus respectivos contextos de produção, com o objetivo de ampliar as reflexões sobre os textos ficcionais do escritor e discorrer acerca das opções estéticas usadas em cada obra para recompor um diálogo entre a História e a sociedade. A hipótese da pesquisa é que, na representação simbólica, as estratégias estéticas usadas pelo escritor são desconstrutoras, isto é, pautam-s ...
A análise proposta neste estudo focaliza as relações entre seis narrativas literárias contemporâneas de Sérgio Sant’Anna e seus respectivos contextos de produção, com o objetivo de ampliar as reflexões sobre os textos ficcionais do escritor e discorrer acerca das opções estéticas usadas em cada obra para recompor um diálogo entre a História e a sociedade. A hipótese da pesquisa é que, na representação simbólica, as estratégias estéticas usadas pelo escritor são desconstrutoras, isto é, pautam-se em uma linguagem com arranjos particulares para agenciar a formalização de questões temáticas vinculadas aos períodos de repressão histórico-social. A partir de uma abordagem bibliográfica e de análises comparativas pautadas na sociologia da literatura, os livros Confissões de Ralfo (1975), Simulacros (1977), Um romance de geração (1981), Amazona (1986), A senhorita Simpson: histórias (1989) e Um crime delicado (1997) são selecionados como objeto de análise. As reflexões estão amparadas em conceitos de Theodor Adorno, Mikhail Bakhtin, Anatol Rosenfeld, Linda Hutcheon, entre outros, e em análises críticas da literatura brasileira contemporânea e da literatura de Sérgio Santa’Anna, incluindo abordagens desenvolvidas por Regina Dalcastagnè, Flora Sussekind e Luis Santos. Como questões fundamentais apontadas na investigação, cabe salientar a complexidade estrutural dos textos do autor, a representação crítica e fragmentária de condicionamentos sócio-históricos no texto tanto no enfoque temático quanto nas opções estéticas, a desestabilização do sujeito e o estilo dialógico da composição literária. ...
Abstract
This study is focused on the relations between six contemporary literary narratives by Sérgio Sant'Anna and their contexts of production, aiming to amplify the reflections on the writer’s fictional texts and arguing about the aesthetic choices used in each work to rebuild a dialogue between history and society. The research hypothesis is that, in the symbolic representation, the aesthetic strategies used by the writer are deconstructive, guided in a language with particular arrangements in orde ...
This study is focused on the relations between six contemporary literary narratives by Sérgio Sant'Anna and their contexts of production, aiming to amplify the reflections on the writer’s fictional texts and arguing about the aesthetic choices used in each work to rebuild a dialogue between history and society. The research hypothesis is that, in the symbolic representation, the aesthetic strategies used by the writer are deconstructive, guided in a language with particular arrangements in order to apply for a formalization of thematic issues related to periods of historical- social repression. From a bibliographic approach and comparative analysis guided by the sociology of literature, the books Confissões de Ralfo (1975), Simulacros (1977), Um romance de geração (1981), Amazona (1986), A senhorita Simpson: histórias (1989) and Um crime delicado (1997) are selected as object of analysis. The reflections are supported by concepts of Theodor Adorno, Mikhail Bakhtin, Anatol Rosenfeld, Linda Hutcheon, among others, and critical analysis of Brazilian contemporary literature and Sérgio Santa'Anna´s literature, including approaches developed by Regina Dalcastagnè, Flora Sussekind and Luis Santos. As fundamental issues presented in the research, it is important to point out the structural complexity of the author’s texts, the critic and fragmented representation of socio-historical conditionings in the text, both in the thematic approach and in the aesthetic choices, the subject destabilization and the dialogic style of literary composition. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Colecciones
-
Lingüística, Letras y Artes (2877)Letras (1771)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License