Potencialidades do service learning no processo de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Tipo
Outro título
Service-learning potentials in the process of teaching-learningin pandemic times
Assunto
Resumo
Objetivo: Identificar potencialidades da experiência com o Service-Learning, para destacar etapas e percepções de discentes que vivenciaram a experiência.Método: Foram aplicados métodos mistos, operacionalizados por meio de diferentes etapas de coleta de dados, com análise estatística descritiva e de conteúdo. Trabalhou-se a necessidade de aprimoramento da qualidade do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior e de um maior alinhamento entre universidade e organizações, viabilizando ao ...
Objetivo: Identificar potencialidades da experiência com o Service-Learning, para destacar etapas e percepções de discentes que vivenciaram a experiência.Método: Foram aplicados métodos mistos, operacionalizados por meio de diferentes etapas de coleta de dados, com análise estatística descritiva e de conteúdo. Trabalhou-se a necessidade de aprimoramento da qualidade do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior e de um maior alinhamento entre universidade e organizações, viabilizando aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e competências na resolução de problemas reais.Originalidade/Relevância: O Service-Learning foi aplicado mediante realização de assessoria em gestão, durante a pandemia de Covid-19, em 67 pequenas empresas participantes do Projeto SOS-PME da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), durante três semestres (2020-1, 2020-2 e 2021-1), envolvendo 188 estudantes.Resultados: Os alunos perceberam a experiência como intensa, desafiadora e enriquecedora. As características mais marcantes foram: contato com o empresário; construção conjunta; e teoria aplicada na prática. Os principais achados, segundo os discentes foram: autoconhecimento; empatia com o mundo organizacional; habilidade de gestão e comunicação; e rápida assimilação e aprendizado.Contribuições teóricas/metodológicas/práticas: A possibilidade prática de realização do Service-Learning para a promoção do ensino-aprendizado contábil, de forma a impactar positivamente a aprendizagem dos discentes e os negócios, unindo universidade e prática organizacional. Conduziu à reflexão sobre a possibilidade prática de realização do Service-Learning, promovendo o ensino-aprendizado contábil, ampliando a qualidade da assimilação dos conteúdos e a relevância destes para a prática contábil. ...
Abstract
Aims: To identify potentialities of Service-Learning experience to highlight stages and perceptions of students who had the experience.Method:Mixed methods were applied, operationalized through different data collection stages, with descriptive statistics and content analysis. The main gaps addressed were the need to improve the quality of the teaching-learning process in higher education and the need for greater teaching between universities and organizations, enabling students to develop skil ...
Aims: To identify potentialities of Service-Learning experience to highlight stages and perceptions of students who had the experience.Method:Mixed methods were applied, operationalized through different data collection stages, with descriptive statistics and content analysis. The main gaps addressed were the need to improve the quality of the teaching-learning process in higher education and the need for greater teaching between universities and organizations, enabling students to develop skills and abilities to solve real problems.Originality/Relevance: Service-Learning was applied by providing management advice during Covid-19 pandemic, in 67 small companies enrolled the UFRGS SOS-PME Project, during three semesters (2020-1, 2020-2 and 2021-1), encompassing 188 students.Results: Show that students perceived the Service-Learning experience as intense, challenging and enriching. The main characteristics were: contact with the entrepreneur; joint construction; and theory applied in practice. The key findings, according to the students, are self-knowledge; empathy with the organizational world; management and communication skills; and fast assimilation and learning.Theoretical/methodological/practical contributions: Practical possibility of carrying out Service-Learning for the promotion of accounting teaching-learning in order to positively impact student learning and business, thus uniting university and organizational practice. Enables reflection on the practical possibility of conducting Service-Learning to promote accounting teaching-learning, increasing content assimilation quality and their relevance to accounting practice. ...
Contido em
Revista Enfoque: Reflexão Contábil (RERC). Paraná:UEM. Vol. 44, n. 2 (maio/ago. 2025), p. 103-122
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (44377)Ciências Sociais Aplicadas (4546)
Este item está licenciado na Creative Commons License


