Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGoulart, Bárbara Niegia Garcia dept_BR
dc.contributor.authorChiari, Brasília Mariapt_BR
dc.date.accessioned2011-06-07T06:00:31Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1413-8123pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29426pt_BR
dc.description.abstractEste artigo se propõe a contribuir com subsídios para a reflexão da atuação clínica contemporânea sob a ótica da humanização da atenção à saúde a partir de revisão da literatura indexada e publicada no Brasil nas bases de dados da biblioteca virtual em saúde (BVS) e Scielo entre 1987 e 2007, bem como autores citados nestes estudos e publicados no mesmo período, quando considerado essencial para consubstanciar as discussões apresentadas. Também são discutidas questões ligadas à humanização da saúde a partir da concepção da humanização como política de saúde e como prática profissional, assim como possibilidades de ampliação da discussão da necessidade de incorporar tais premissas nas diversas etapas da formação dos alunos de graduação no que concerne ao tema. Além disso, são apresentadas proposições para contribuir à formação do profissional ligado ao setor saúde desde a graduação, bem como subsídios para a reflexão sobre as propostas curriculares e oportunidades oferecidas pelos professores universitários, os quais podem influir fortemente na formação profissional e, posteriormente, com o funcionamento e com as práticas vigentes nos serviços de saúde.pt_BR
dc.description.abstractThis article intends to contribute with some reflections about contemporary clinical approach concerning humanized health assistance based on the review of literature indexed and published in Brazil at BVS and Scielo between 1987 and 2007, including some authors referred in these studies and published in the same period, when considered essential to consubstantiate the discussions presented. Matters are also discussed regarding humanized health care based on public policies and health related professional practices, as well as the possibilities for extending discussions related to the need of inclusion of theses principles in various stages of the health professional background, from undergraduate studies. In addition, some propositions are presented to contribute with the education of the healthcare professional, as well as subsidies for the reflection related to curricular proposals and opportunities offered by university professors, who may strongly influence the professional education and, further, with the health assistance and health services practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & saúde coletiva. Rio de Janeiro. Vol. 15, n.1 (jan. 2010), p. 255-268.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAssistência à saúdept_BR
dc.subjectHumanization of assistanceen
dc.subjectComprehensive health careen
dc.subjectHumanização da assistênciapt_BR
dc.subjectHealthcare assistanceen
dc.subjectPolítica de saúdept_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectHuman resources in healthen
dc.subjectHigher education policeen
dc.titleHumanização das práticas do profissional de saúde : contribuições para reflexãopt_BR
dc.title.alternativeThinking about health related professions humanizated practice en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000763228pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples