Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPaulo, Fernanda dos Santospt_BR
dc.contributor.authorBrito, Charles Rafaelpt_BR
dc.date.accessioned2025-07-19T06:57:04Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.issn1809-7286pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/294037pt_BR
dc.description.abstractEste artigo investiga os desafios enfrentados pelos educadores sociais no Brasil, destacando a falta de regulamentação e as condições precárias de trabalho que afetam sua identidade e profissionalização. O objetivo é explorar a relação entre a formação e a construção da identidade profissional, evidenciando as tensões cotidianas. Utiliza-se a metodologia de diálogo problematizador, analisando conversas entre educadores e textos acadêmicos, com o WhatsApp como espaço de trocas. Conclui-se que a fragmentação da identidade é consequência da dificuldade de articular teoria e prática, agravada pela ausência de políticas de valorização e formação específica. A Educação Popular é vista como uma contribuição essencial para consolidar a profissão e fortalecer o papel transformador dos educadores sociais.pt_BR
dc.description.abstractThis article investigates the challenges faced by social educators in Brazil, highlighting the lack of regulation and precarious working conditions that impact their identity and professionalization. The objective is to explore the relationship between training and the construction of professional identity, evidencing everyday tensions. The problem-posing methodology is used, analyzing conversations among educators and academic texts, with WhatsApp serving as a platform for exchanges. The study concluded that the fragmentation of identity results from the difficulty in linking theory and practice, exacerbated by the absence of policies for recognition and specific training. Popular Education is seen as an essential contribution to consolidating the profession and strengthening the transformative role of social educators.en
dc.description.abstractEste artículo investiga los desafíos que enfrentan los educadores sociales en Brasil, destacando la falta de regulación y las condiciones laborales precarias que afectan su identidad y profesionalización. El objetivo es explorar la relación entre la formación y la construcción de la identidad profesional, evidenciando las tensiones cotidianas. Se utiliza la metodología de diálogo problematizador, analizando conversaciones entre educadores y textos académicos, con WhatsApp como espacio de intercambio. Se concluye que la fragmentación de la identidad es consecuencia de la dificultad de articular teoría y práctica, agravada por la ausencia de políticas de valorización y formación específica. La Educación Popular se percibe como una contribución esencial para consolidar la profesión y fortalecer el papel transformador de los educadores sociales.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Intersaberes. Curitiba, PR. Vol. 20 (2025), p. 1-21pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação socialpt_BR
dc.subjectEducación sociales
dc.subjectEducación populares
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectIdentidad profesionales
dc.subjectFormación intersectoriales
dc.subjectSocial educationen
dc.subjectPopular educationen
dc.subjectProfessional identityen
dc.subjectIntersectoral trainingen
dc.titleIdentidade, profissionalização e formação dos educadores sociais : diálogos sobre os desafios e perspectivaspt_BR
dc.title.alternativeIdentity, professionalization, and training of social educators : dialogues on challenges and perspectivesen
dc.title.alternativeIdentidad, profesionalización y formación de educadores sociales : diálogos sobre desafíos y perspectivases
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001289438pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples