Da teorização enunciativa à prática de ensino-aprendizagem de língua materna na escola : a inversibilidade enunciativa em foco
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Outro título
From the enunciative perspective to the practice of mother tongue teaching and learning in school : enunciative reversibility in focus
Assunto
Resumo
O presente trabalho propõe o deslocamento de princípios teóricos da perspectiva enunciativa de Émile Benveniste a princípios metodológicos para a prática de ensino de língua materna, deslocamento ilustrado por atividades de um Projeto de Ensino. Baseando-se nos artigos “Da subjetividade na linguagem” (1958) e “O aparelho formal da enunciação” (1970) e em estudos que realizaram deslocamentos da teorização enunciativa ao contexto pedagógico, o trabalho analisa como o ensino-aprendizagem de língua ...
O presente trabalho propõe o deslocamento de princípios teóricos da perspectiva enunciativa de Émile Benveniste a princípios metodológicos para a prática de ensino de língua materna, deslocamento ilustrado por atividades de um Projeto de Ensino. Baseando-se nos artigos “Da subjetividade na linguagem” (1958) e “O aparelho formal da enunciação” (1970) e em estudos que realizaram deslocamentos da teorização enunciativa ao contexto pedagógico, o trabalho analisa como o ensino-aprendizagem de língua materna pode ser fundamentado nessa perspectiva. A análise de atividades do Projeto revela que, via articulação teoria-prática, o docente pode auxiliar o discente a ressignificar sua relação com a língua e com o outro. Assim, o trabalho demonstra a contribuição da teorização enunciativa benvenistiana para a atuação docente na educação básica. ...
Abstract
The present study proposes the shift from theoretical principles of Émile Benveniste's enunciative perspective to methodological principles for mother tongue teaching practice, a transition illustrated by activities from a Project. Drawing on the articles “Da subjetividade na linguagem” (1958) and “O aparelho formal da enunciação” (1970), as well as studies that integrated enunciative perspectives to teaching, the study analyzes how language teaching and learning can be grounded in this approac ...
The present study proposes the shift from theoretical principles of Émile Benveniste's enunciative perspective to methodological principles for mother tongue teaching practice, a transition illustrated by activities from a Project. Drawing on the articles “Da subjetividade na linguagem” (1958) and “O aparelho formal da enunciação” (1970), as well as studies that integrated enunciative perspectives to teaching, the study analyzes how language teaching and learning can be grounded in this approach. The analysis of the Project's activities reveals that, through theory-practice articulation, teachers can assist students in re-signifying their interaction with the language and with others. Thus, the study demonstrates the contribution of Benveniste's enunciative perspective to teaching practices in basic education. ...
Contido em
Cadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 69 (dez. 2024), p. [61]-81
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (44386)Linguística, Letras e Artes (3004)
Este item está licenciado na Creative Commons License


