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dc.contributor.advisorFischer, Luís Augustopt_BR
dc.contributor.authorMello, Luciano Barcelos dept_BR
dc.date.accessioned2025-07-17T07:59:54Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/293799pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga as influências da Canção de Protesto e da Tropicália, (dois importantes movimentos musicais da década de 1960), na canção dos anos 1970. Tem como objeto estético fundamental de análise, o LP Acena muda, de Maria Bethânia, gravado ao vivo em 1974, considerado como obra particularmente representativa dos anos de 1970, por ter incorporado em sua concepção estética fortes marcas, tanto da Canção de Protesto quanto da Tropicália. A hipótese é de que os dois movimentos aparecem fusionados neste importante álbum, principalmente através da estratégia estética da bricolagem. A artista Maria Bethânia é aqui considerada como autora da obra, não apenas como intérprete de obras de outros compositores. A base maior das reflexões se deve às obras do estudioso da canção, e também cancionista, Luiz Tatit. Destacadamente, como leituras de apoio, o autor José Miguel Wisnik, também cancionista e estudioso da canção; a autobiografia de André Midani, diretor da gravadora CBD/Phonogram, responsável pelo lançamento do álbum A cena muda; textos de jornalistas que se dedicam a publicações sobre a história da canção, entre eles Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello. Além do importante registro de Caetano Veloso, em Verdade tropical. Naturalmente, as reflexões teóricas desenvolvidas pelo Núcleo da Canção, nas aulas ministradas pelo Professor Doutor Luís Augusto Fischer, estão aqui incorporadas e/ou discutidas. Para o estabelecimento, com maior precisão, dos limites entre Canção de Protesto e Tropicália, e seus reflexos nos anos 1970, destacam-se a produção musical de Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Geraldo Vandré e Paulinho da Viola.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation investigates the influences of two important musical movements of the1960's, Canção de Protesto and Tropicália, in urban brazilian song of the 1970's. As a fundamental aesthetic object to this analysis, the LP A cena muda, by MariaBethânia, recorded live in 1974, considered a particularly representative of the 1970's for incorporating in it's aesthetic conception several characteristic from both Canção de Protesto and Tropicália. The hypothesis is that these two movements are combined in this important album, mainly by the use of the aesthetic strategy called bricolage. The artist Maria Bethânia here is considered as author of the piece, not only as a performer of compositions by other composers. The main basis for this reflection is found in the work of urban brazilian song researcher, and also songwriter, Luiz Tatit. Prominently, as important support materials, the author José Miguel Wisnik, also songwriter and urban brazilian song researcher; the autobiography of André Midani, director of the label CBD/Phonogram, responsible for the release of the album A cena muda; articles written by journalists who focused in the history of urban brazilian song, such as Jairo Severiano and Zuza Homem de Mello. Additionally, theimportant record by Caetano Veloso in Verdade tropical. Naturally, the theoretic reflections developed at Núcleo da Canção and the classes of Professor Ph.D Luís Augusto Fischer were also incorporated and/or discussed. To establish with greater precision the limits between Cancão de Protesto and Tropicália and it's impact in the 1970's, the musical contributions of Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Geraldo Vandré and Paulinho da Viola are particularly relevant.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTropicáliapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectMúsica brasileirapt_BR
dc.titleA cena muda : tropicália e canção de protesto, uma fusão político-estéticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRequião, Renata Azevedopt_BR
dc.identifier.nrb001280809pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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