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dc.contributor.advisorLeite, Carlos Augusto Bonifáciopt_BR
dc.contributor.authorRichter, Caroline de Araujopt_BR
dc.date.accessioned2025-07-17T07:59:37Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/293782pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação investiga o cinema brasileiro da Pós-retomada (anos 2000 em diante), analisando suas transformações estéticas e narrativas à luz do conceito de Ressentimento. Partindo da teoria de Ismail Xavier e Maria Rita Kehl, a pesquisa discute como o afeto ressentido e a formação psíquica do indivíduo neurótico-obsessivo, compreendidos enquanto categorias psicológicas e sociais, molda personagens e enredos cinematográficos contemporâneos. O trabalho percorre a história do cinema brasileiro, desde a sua formação até a consolidação da Retomada, para entender o impacto do neoliberalismo e das políticas culturais no desenvolvimento da produção nacional. A análise culmina em um estudo detalhado do filme O cheiro do ralo (2007), de Heitor Dhalia, como representação paradigmática do Ressentimento no cinema da Pós-Retomada. A pesquisa contribui para a compreensão da identidade estética e política do cinema brasileiro contemporâneo, dialogando com os desafios da indústria cinematográfica e da formação cultural no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation investigates Brazilian cinema in the Pós-retomada period (2000s onwards), analyzing its aesthetic and narrative transformations considering the concept of Resentment. Based on the theory of Ismail Xavier and Maria Rita Kehl, the research discusses how resentful affection and the psychic formation of the neurotic-obsessive individual, understood as psychological and social categories, shape contemporary cinematic characters and plots. The work covers the history of Brazilian cinema, from its formation to the consolidation of the Retomada, to understand the impact of neoliberalism and cultural policies on the development of national production. The analysis culminates in a detailed study of the film Drained (O cheiro do ralo) (2007), by Heitor Dhalia, as a paradigmatic representation of Resentment in Pós retomada cinema. The research contributes to the understanding of the aesthetic and political identity of contemporary Brazilian cinema, dialoguing with the challenges of the film industry and cultural formation in Brazil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectBrazilian cinemaen
dc.subjectRessentimentopt_BR
dc.subjectResentmenten
dc.subjectPolíticas culturaispt_BR
dc.subjectDraineden
dc.titlePós-retomada e O Cheiro do Ralo : ressentimento do cinema brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001280806pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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