Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorFraga, Alex Brancopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Andressa Marques dapt_BR
dc.date.accessioned2025-07-15T07:59:52Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/293751pt_BR
dc.description.abstractDesde a inserção da Educação Física no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2009, apesar de ser um componente curricular obrigatório desse nível de ensino, sua presença tem sido tratada com certa estranheza no meio escolar, especialmente quando se analisa o modo como os objetos de conhecimento específicos da disciplina são apresentados no exame. No sentido de compreender as tensões e os desafios que perpassam a Educação Física em uma das principais avaliações em larga escala do Brasil, o objetivo desta tese é analisar como a Educação Física está contemplada no ENEM a partir dos documentos curriculares vigentes à época de sua inserção, e a posição que seus objetos de conhecimento ocupam na Matriz de Referência e nas questões do exame. A tese é uma coletânea de artigos articulados de maneira integrada para evidenciar a relação entre os estudos desenvolvidos de forma independente. Inicialmente, a tese apresenta uma nota introdutória, intitulada “Para que(m) serve o teu conhecimento?”, que inclui um memorial da autora, refletindo sobre sua posicionalidade e os rumos acadêmico-profissionais que a conduziram a esta pesquisa. Em seguida, a introdução contextualiza a inserção da Educação Física no Exame Nacional do Ensino Médio, justificando a necessidade de pesquisas neste contexto, apresentando a problematização, os objetivos e a descrição estrutural da tese. O capítulo I oferece uma contextualização sobre Políticas Educacionais, Avaliação em Larga Escala e a Educação Física para situar e integrar estes temas. O capítulo II apresenta o percurso metodológico adotado em cada artigo da tese, explicando como cada abordagem metodológica atendeu aos objetivos específicos dos estudos individuais e se integrou para alcançar o objetivo geral da pesquisa. Além disso, contextualiza as lentes teóricas inspiradas em Foucault e Mignolo, que fundamentaram a operação analítica a partir da análise discursiva com ênfase na subalternidade epistêmica, fornecendo a base para compreensão das relações internas da Educação Física enquanto área do conhecimento e com os demais saberes curriculares presentes no ENEM. O capítulo III, apresenta o primeiro artigo da tese, intitulado: “A relação entre Educação Física e o Exame Nacional do Ensino Médio: Um protocolo de revisão de escopo” no qual apresentamos um protocolo a ser seguido para a realização de uma revisão sistemática sobre Educação Física no ENEM a partir das diretrizes do Joanna Briggs Institute, visando garantir rigor, fidedignidade e transparência no processo de busca, seleção e análise dos estudos. O capítulo IV surge após a aplicação do protocolo, que deu origem ao segundo artigo da tese: “A Educação Física no Exame Nacional do Ensino Médio: uma revisão de escopo”, que identificou e examinou a literatura acadêmico-científica que trata sobre Educação Física e ENEM. O capítulo V contém o terceiro artigo da tese, intitulado “Educação Física na Matriz do Exame Nacional do Ensino Médio: um saber à margem da avaliação na área de Linguagens”, cujo objetivo é o de analisar o posicionamento da Educação Física na matriz de referência do ENEM, considerando os documentos curriculares que respaldam a inserção dos objetos de conhecimento relacionados à disciplina no exame. O capítulo VI, quarto e último artigo da tese, intitulado “Questões de Educação Física no ENEM: é preciso “estudar” para responder?”, analisa as questões de Educação Física do ENEM (de 2009 a 2022) com ênfase nos objetos de conhecimento e nas habilidades, sob a perspectiva da Matriz do ENEM, além dos processos cognitivos requisitados, a partir da Taxonomia de Bloom Revisada. Metodologicamente, tanto o capítulo V quanto o VI foram desenvolvidos a partir de uma análise documental associada a uma operação analítica discursiva de perspectiva foucaultiana, combinada com a noção de subalternidade epistêmica construída a partir das formulações de Walter Mignolo. Por fim, apresentamos as considerações finais, articulando e integrando os artigos supracitados, no qual foi possível perceber que a Educação Física, mesmo reconhecida como componente curricular obrigatório da educação básica, e inserida na área de linguagens, não conseguiu legitimar-se enquanto campo de saber, pois os discursos que operam no seu interior sustentam diferentes perspectivas, que isoladamente não conseguem capturar/tematizar a sua complexidade. Essa tensão interna reflete-se nos documentos curriculares e consequentemente na Matriz de Referência do ENEM e nas questões relacionadas à Educação Física no exame, a ponto de se afirmar que a Educação Física não esteve efetivamente presente nas 14 edições analisadas. Desse modo, a Educação Física no ENEM 15 perpassa uma posição de subalternidade epistêmica, evidenciando que seus saberes são colocados à margem do exame e, mesmo quando presentes, as questões exigem processos cognitivos simples e acabam sendo apropriados por outras disciplinas. Esse quadro aponta a necessidade de revisão da Matriz de Referência do ENEM, na parte específica relacionada à Educação Física, de forma a alinhá-la aos novos pressupostos do Ensino Médio e aos documentos curriculares mais recentes. Além disso, destaca a importância de uma triagem criteriosa nas questões do ENEM, para que elas contemplem os conhecimentos conceituais da Educação Física de maneira legítima, reconhecendo a complexidade e relevância dessa disciplina no contexto educacional.pt_BR
dc.description.abstractSince Physical Education was included in the National High School Examination (ENEM) in 2009, despite being a mandatory curricular component at this level of education, its presence in this large-scale exam has been met with some oddity in the school environment, especially when analyzing how the specific objects of knowledge of the discipline are presented in the exam. In order to understand the tensions and challenges that permeate Physical Education in one of Brazil's main large-scale assessments, the objective of this thesis is to analyze how Physical Education is addressed in ENEM, based on the curricular documents in effect at the time of its inclusion, and the position that its objects of knowledge occupy in the Reference Matrix and in the exam's questions. The thesis is a collection of interrelated articles designed to highlight the relationship between the studies developed independently. Initially, the thesis presents an introductory note titled “For what purpose does your knowledge serve?”, which includes an author’s memoir reflecting on her positionality and the academic-professional paths that led her to this research. Next, the introduction contextualizes the inclusion of Physical Education in the National High School Examination, justifying the need for research in this context, presenting the problematization, the objectives, and the structural description of the thesis. Chapter I offers contextualization about Educational Policies, Large-Scale Assessment, and Physical Education to situate and integrate these themes. Chapter II presents the methodological approach adopted in each article of the thesis, explaining how each methodological approach met the specific objectives of the individual studies and integrated to achieve the overall research goal. It also contextualizes the theoretical frameworks inspired by Foucault and Mignolo, which underpinned the analytical operation based on discourse analysis with an emphasis on epistemic subalternity, providing the foundation for understanding the internal relationships of Physical Education as a field of knowledge and its relationship with other curricular areas present in ENEM. Chapter III presents the first article of the thesis, titled: “The Relationship Between Physical Education and the National High School Examination: A Scope Review Protocol,” in which a protocol to be followed for conducting a systematic review of Physical Education in ENEM based on the guidelines of the Joanna Briggs Institute is presented, aiming to ensure rigor, reliability, and transparency in the process of searching, selecting, and analyzing studies. Chapter IV follows the application of the protocol, which led to the second article of the thesis: “Physical Education in the National High School Examination: A Scope Review,” which identified and examined the academic-scientific literature concerning Physical Education and ENEM. Chapter V contains the third article of the thesis, titled “Physical Education in the National High School Examination Matrix: A Knowledge on the Margins of the Assessment in the Area of Languages,” which aims to analyze the positioning of Physical Education in the ENEM reference matrix, considering the curricular documents that support the inclusion of knowledge objects related to the discipline in the exam. Chapter VI, the fourth and final article of the thesis, titled “Physical Education Questions in ENEM: Is it necessary to ‘study’ to answer?”, analyzes the Physical Education questions from ENEM (from 2009 to 2022) with emphasis on the objects of knowledge and skills, from the perspective of the ENEM Matrix, as well as the cognitive processes required, based on the Revised Bloom's Taxonomy. Methodologically, both Chapters V and VI were developed based on a documentary analysis combined with a Foucauldian discourse analytical operation, incorporating the notion of epistemic subalternity developed from Walter Mignolo's formulations. Finally, the conclusion articulates and integrates the aforementioned articles, in which it became evident that Physical Education, even though recognized as a mandatory curricular component of basic education and included in the area of languages, has not managed to legitimize itself as a field of knowledge, as the discourses operating within it sustain different perspectives, which individually fail to capture/reflect its complexity. This internal tension is 17 reflected in the curricular documents and consequently in the ENEM Reference Matrix and in the questions related to Physical Education in the exam, to the point where it can be stated that Physical Education has not effectively been present in the 14 editions analyzed. Thus, Physical Education in ENEM occupies a position of epistemic subalternity, showing that its knowledge is placed on the margins of the exam and, even when present, the questions require simple cognitive processes and are often appropriated by other disciplines. This situation points to the need for a revision of the ENEM Reference Matrix, particularly in the section related to Physical Education, in order to align it with the new assumptions of High School and with more recent curricular documents. It also highlights the importance of a careful review of ENEM questions, so that they appropriately reflect the conceptual knowledge of Physical Education in a legitimate way, recognizing the complexity and relevance of this discipline in the educational context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.subjectNational High School Examinationen
dc.subjectSubalternidadept_BR
dc.subjectSubalternityen
dc.subjectReference Matrixen
dc.titleEducação física no exame nacional do ensino médio : um conhecimento à margem da avaliação estudantilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001280835pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025.pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem