Avaliação do aprendizado dos estudantes de Odontologia em relação ao uso de manequim nas práticas de suturas na disciplina de anestesiologia e introdução à exodontia
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Estudos demonstram que a prática com manequins pode aumentar significativamente a confiança dos alunos e melhorar a precisão das técnicas, reduzindo erros e contribuindo para a segurança e eficácia dos tratamentos. Além disso, a simulação de procedimentos complexos em manequins ajuda a preparar os estudantes para uma variedade de cenários clínicos, incluindo casos raros e complexo. Este estudo é de caráter observacional analítico, com amostra intencional composta por estudantes de graduação em ...
Estudos demonstram que a prática com manequins pode aumentar significativamente a confiança dos alunos e melhorar a precisão das técnicas, reduzindo erros e contribuindo para a segurança e eficácia dos tratamentos. Além disso, a simulação de procedimentos complexos em manequins ajuda a preparar os estudantes para uma variedade de cenários clínicos, incluindo casos raros e complexo. Este estudo é de caráter observacional analítico, com amostra intencional composta por estudantes de graduação em Odontologia (n=144), sendo divididos entre os grupos experimental (com treinamento prático utilizando manequins de sutura) e controle (treinamento em língua bovina). Para coleta de dados, foram aplicados questionários de autoavaliação, que permitiram analisar os efeitos do treinamento prático na percepção dos alunos. Os resultados indicaram que, ao final do semestre, os estudantes que utilizaram o manequim de sutura sentiram-se mais confiantes ao realizar a sutura alveolar, com 29,41% dos participantes afirmando sentir confiança total, contra apenas 5,8% na turma do grupo controle. Além disso, 57,65% dos estudantes que praticaram com o manequim se sentiram capacitados para realizar técnicas de sutura, em comparação a 32,2% no grupo controle. Em termos de segurança emocional, 25,88% dos alunos com o treinamento prático se sentiram tranquilos durante o procedimento, enquanto 47,46% dos alunos do grupo controle relataram uma experiência com mais estresse e insegurança. Apesar dos benefícios observados, algumas limitações do treinamento com manequins também foram apontadas pelos estudantes. Alguns relataram que a mucosa do manequim não simulava com precisão as condições reais da boca humana, o que pode ter prejudicado a percepção de similaridade com a prática clínica. Outros destacaram o alto custo do equipamento e o desgaste do material, pois os manequins eram compartilhados entre as turmas, o que provocava danos devido ao uso constante. No entanto, esses relatos foram minoritários e não afetaram significativamente os resultados gerais. Por fim, a análise comparativa entre os grupos experimental e controle revelou que a utilização do manequim de sutura proporcionou uma experiência mais eficaz de aprendizado prático, aumentando a confiança e as habilidades dos estudantes para a realização de suturas alveolares, essencial para o desenvolvimento de suas competências clínicas. Com isso, os resultados reforçam a importância das atividades práticas no currículo do curso de Odontologia, sugerindo que a utilização de manequins de sutura deve ser mantida e aprimorada nas futuras edições da disciplina. ...
Abstract
Studies show that practice with mannequins can significantly increase students' confidence and improve the accuracy of techniques, reducing errors and contributing to the safety and effectiveness of treatments. Furthermore, the simulation of complex procedures on mannequins helps prepare students for a variety of clinical scenarios, including rare and complex cases. This study is observational and analytical in nature, with an intentional sample composed of undergraduate Dentistry students (n=1 ...
Studies show that practice with mannequins can significantly increase students' confidence and improve the accuracy of techniques, reducing errors and contributing to the safety and effectiveness of treatments. Furthermore, the simulation of complex procedures on mannequins helps prepare students for a variety of clinical scenarios, including rare and complex cases. This study is observational and analytical in nature, with an intentional sample composed of undergraduate Dentistry students (n=144), divided into the experimental group (with practical training using suture mannequins) and the control group (training on bovine tongue). Data were collected through self assessment and learning questionnaires, which allowed the analysis of the effects of practical training on students' performance and perceptions. The results showed that, at the end of the semester, students who used the suture mannequin felt more confident when performing alveolar sutures, with 29.41% of participants stating they felt completely confident, compared to only 5.8% in the control group. Additionally, 57.65% of students who practiced with the mannequin felt capable of performing suturing techniques, compared to 32.2% in the control group. In terms of emotional security, 25.88% of students with practical training felt calm during the procedure, while 47.46% of students in the control group reported a more stressful and insecure experience. Despite the observed benefits, some limitations of training with mannequins were also pointed out by students. Some reported that the mannequin's mucosa did not accurately simulate the real conditions of the human mouth, which may have affected the perceived similarity to clinical practice. Others highlighted the high cost of the equipment and material wear, as the mannequins were shared between classes, leading to damage due to constant use. However, these reports were minimal and did not significantly impact the overall results. Finally, the comparative analysis between the experimental and control groups revealed that using the suture mannequin provided a more effective practical learning experience, increasing students' confidence and skills for performing alveolar sutures, which is essential for the development of their clinical competencies. Thus, the results reinforce the importance of practical activities in the Dentistry curriculum, suggesting that the use of suture mannequins should be maintained and enhanced in future editions of the course. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Odontologia.
Coleções
-
TCC Odontologia (1071)
Este item está licenciado na Creative Commons License


