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dc.contributor.authorDias, Cristiani de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.date.accessioned2011-06-02T06:00:47Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29333pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente artigo é discutir o desenvolvimento de objetos de aprendizagem sob outra perspectiva, a da acessibilidade, permitindo que seu conteúdo e formato seja acessível para todas as pessoas com necessidades especiais ou não. Parte-se então da construção de uma metodologia de desenvolvimento de software orientado a objetos seguindo o método fusion que facilita o desenvolvimento de objetos de aprendizagem. No decorrer do texto apresentamos as etapas de desenvolvimento do OA acessível assim como as considerações finais do trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThe intent of this paper is to study the learning objects from another perspective, be available in its content and format for all the people / citizens, having special needs or not. Therefore, it is planned to build a methodology for developing object oriented software following the fusion method that facilitates the development of learning objects. Throughout the text we present the development steps of accessible LO as well the final considerations of the work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 7, n.3 (dez. 2009), 11 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleUma proposta de metodologia para adaptação de OA usando critérios de acessibilidadept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000763173pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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