Reflexões sobre uma experiência docente sob a perspectiva dos estudos de letramento
dc.contributor.advisor | Simões, Luciene Juliano | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinho, Daiana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-06-02T06:00:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/29327 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Para isso, parte-se da experiência vivida em um período de estágio em uma turma de 5ª série de uma escola da rede pública da capital gaúcha. Assim, inicia-se o trabalho com um estudo teórico sobre os conceitos de alfabetização e letramento procurando traçar as atuais demandas sociais. Analisam-se, dessa forma, os modelos de letramento que subjazem à prática escolar no contexto brasileiro e se instaura uma discussão de quais seriam os caminhos mais produtivos para o ensino do Português. Por fim, busca-se compreender o porquê do sucesso das atividades realizadas na referida turma. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino de línguas | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre uma experiência docente sob a perspectiva dos estudos de letramento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000776619 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1206)