Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGraça, Rosa Maria de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorJacoby, Gabrielapt_BR
dc.date.accessioned2011-06-02T06:00:33Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29313pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino de francês língua estrangeira (FLE) para crianças. A primeira parte é dedicada à contextualização do ensino de línguas estrangeiras para crianças e às transformações sofridas pelo conceito de infância através dos tempos. Na segunda parte, são apresentados elementos que embasam uma breve reflexão teórica sobre as características do desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, sócio-afetivo e linguístico, da relação entre a criança e a linguagem, das especificidades do ensino que visa a este público e da importância de uma abordagem lúdica através do jogo no ensino de FLE para crianças. A terceira parte propõe uma breve análise a respeito da organização dos recursos didáticos. Na quarta e última parte, procura-se discutir algumas possibilidades de avaliação do processo de aprendizagem e do desempenho do público infantil.pt_BR
dc.description.abstractCe travail propose une réflexion à propos de l’enseignement du français langue étrangère (FLE) aux enfants. La première partie est consacrée à la définition du contexte de l’enseignement des langues étrangères aux enfants et aux transformations subies par le concept d’enfance à travers le temps. Dans la deuxième partie, on présente des éléments de réflexion théorique concernant les caractéristiques du développement cognitif, socio-affectif et langagier des enfants, le rapport entre l’enfant et le langage, les diverses spécificités de l’enseignement destiné à ce public et l’importance d’une approche ludique par moyen du jeu dans la classe de FLE pour enfants. La troisième partie propose une analyse de quelques possibilités d’organisation des supports méthodologiques. Dans la quatrième partie, on trouvera quelques observations portant sur les possibilités d’évaluation des compétences et du processus d’apprentissage chez l’enfant.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.subjectLe français langue étrangèrefr
dc.subjectLíngua francesapt_BR
dc.subjectL’enseignementfr
dc.subjectL’apprentissagefr
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (Francês)pt_BR
dc.subjectL’enfantfr
dc.subjectL’évaluationfr
dc.subjectLe jeufr
dc.subjectLes supports méthodologiquesfr
dc.titleEnsino de francês língua estrangeira para crianças : uma reflexão didático-pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000776652pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples