Vozes da experiência e histórias que ensinam: aprendendo sobre práticas do cuidado humanizado em saúde bucal com os usuários da Estratégia Saúde da Família
Data
2025-02Tipo
Resumo
Este recurso educacional caracteriza-se como produto técnico vinculado à pesquisa qualitativa fenomenológica do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trata-se de uma tecnologia social desenvolvida na interação com a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS)/Atenção Primária à Saúde (APS), em município do litoral do Rio Grande do Sul, Brasil. Tem como objetivo dar voz aos usuários do SUS, compartilhando suas pe ...
Este recurso educacional caracteriza-se como produto técnico vinculado à pesquisa qualitativa fenomenológica do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trata-se de uma tecnologia social desenvolvida na interação com a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS)/Atenção Primária à Saúde (APS), em município do litoral do Rio Grande do Sul, Brasil. Tem como objetivo dar voz aos usuários do SUS, compartilhando suas percepções, expectativas e experiências em relação às práticas de cuidado em saúde bucal. Os relatos apresentados trazem, na percepção de usuários, o cuidado da boca que é produzido pela experiência do encontro, atravessado por histórias de vida, por territórios, sentimentos, expectativas e barreiras para o acesso e continuidade cuidado. Sua leitura tem um potencial educativo-transformador de informar e sensibilizar conselheiros de saúde, profissionais da saúde, gestores do SUS para as necessidades das pessoas que buscam seu direito à saúde, sendo protagonistas do processo do cuidado. Como pode ser compartilhado por mídias digitais, tem baixo custo e é facilmente divulgado. Sua aplicabilidade é facilitada pelas falas de usuários, podendo ser utilizado em diferentes grupos e espaços de formação em saúde. O tempo estimado para sua utilização em atividades educacionais é de 60 minutos. ...
Nível de ensino
Educação Profissional
Educação Superior - Graduação
Educação Superior - Pós-Graduação
Educação Continuada ou Extensão
Treinamento ou Capacitação
Orientações de uso
A utilização do recurso contempla a leitura do material, a análise/debate e o compartilhamento com o grupo participante, o qual, ao final da atividade, deve apresentar os encaminhamentos a serem aplicados na prática de trabalho, a partir do debate realizado. O recurso está organizado em eixos temáticos, que abordam: - experiências e sentimentos produzidos no encontro do cuidado em saúde bucal; - práticas clínicas em saúde bucal e as relações construídas entre usuários-profissional no cotidiano do cuidado; - barreiras nas práticas de humanização no cotidiano da atenção à saúde bucal. Cada eixo traz falas de usuários do SUS sobre seu processo de cuidado em saúde bucal na APS. Tais falas caracterizam-se como dispositivos de análise, problematização e debate para atividades coletivas de educação/formação na saúde por diferentes grupos de interesse (conselheiros de saúde, profissionais da saúde e gestores do SUS) e espaços de formação/educação na saúde. Recomenda-se que os eixos temáticos sejam trabalhados em grupos menores (5 a 6 integrantes) e, a seguir haja o compartilhamento com todos os grupos reunidos e a deliberação dos encaminhamentos.
Instruções de instalação
Estes arquivos não podem ser editados, pois é um formato fechado. Este formato permite que sejam feitas edições — como marcação de texto e comentários, além de preenchimento de formulários — caso o autor permita. Este arquivo pode ser visualizado em leitores de PDF como o Adobe Acrobat Reader ou em navegadores da web.
Tipo material
Materiais de cursos e disciplinas
Coleções
-
Recursos Educacionais (437)Ciências da Saúde (120)
Este item está licenciado na Creative Commons License


