Atividades do tipo caixa-preta no Geogebra: uma análise através das modalidades do arrastar e funções da variação
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Data
2024Tipo
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Black box activities in Geogebra: an analysis through dragging modalities and variation functions
Assunto
Resumo
Neste artigo, discutimos o papel das modalidades do arrastar e funções davariação para a compreensão dos processos mentais que emergem da utilização doambiente de geometria dinâmica GeoGebra para resolução de um problema de tipocaixa-preta. Nesta pesquisa qualitativa, realizamos a análise em profundidade doprocesso de resolução feito por um estudante de pós-graduação engajado na resoluçãode uma atividade de caixa-preta. Percebemos uma associação entre arraste sem rumo e avariação para contraste ...
Neste artigo, discutimos o papel das modalidades do arrastar e funções davariação para a compreensão dos processos mentais que emergem da utilização doambiente de geometria dinâmica GeoGebra para resolução de um problema de tipocaixa-preta. Nesta pesquisa qualitativa, realizamos a análise em profundidade doprocesso de resolução feito por um estudante de pós-graduação engajado na resoluçãode uma atividade de caixa-preta. Percebemos uma associação entre arraste sem rumo e avariação para contraste. Além disso, o arrastar guiado e o arrastar teste parecemrelacionar-se com a variação para separação. Notamos também uma passagem entreesses tipos de variação, indo e voltando de uma para a outra. Esse processo culminou navariação para generalização, associado ao arrastar teste. ...
Abstract
In this paper, we discuss the role of dragging modalities and variationfunctions in understanding the mental processes that emerge from the use of thedynamic geometry environment GeoGebra to solve a black box problem. In thisqualitative research, we analyze the resolution process carried out by a graduate student.We noticed an association between wandering dragging and variation for contrast. Inaddition, guided dragging and dragging test seem to be related to variation forseparation. We also no ...
In this paper, we discuss the role of dragging modalities and variationfunctions in understanding the mental processes that emerge from the use of thedynamic geometry environment GeoGebra to solve a black box problem. In thisqualitative research, we analyze the resolution process carried out by a graduate student.We noticed an association between wandering dragging and variation for contrast. Inaddition, guided dragging and dragging test seem to be related to variation forseparation. We also noticed a passage between these types of variation, going back andforth from one to the other. This process culminated in variation for generalization,associated with dragging test. We did not observe the presence of variation as fusion. ...
Contido em
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1 (jul. 2024), p. 523 - 533
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