Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSimões, Luciene Julianopt_BR
dc.contributor.authorCastro, Nádia Studzinski Estima dept_BR
dc.date.accessioned2011-05-31T06:00:04Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29235pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma reflexão sobre a construção de uma sequência didática em língua francesa, direcionada para o escola pública brasileira. Partindo de uma visão de educação linguística baseada no letramento, refletiremos sobre questões como: gêneros (orais e textuais) e interação, ensino de língua e comunicação, temática e sequências didáticas. Para a elaboração da sequência didática proposta serão usados como material de base os Referenciais Curriculares para o Estado do Rio Grande do Sul, publicados em 2009. A discussão é iniciada a partir de uma extensa reflexão teórica, onde discutiremos sobre diferentes pontos que influenciarão na construção do Referencial Pedagógico de Língua Francesa. Após a revisão teórica, passaremos para a apresentação da sequência didática e a posterior discussão sobre o percurso de seleção de textos.pt_BR
dc.description.abstractCe travail propose une réflexion sur la construction d’une séquence didactique en langue française dirigée vers des écoles publiques brésiliennes. Considérant le point de vue d’une éducation linguistique basée sur le letramento, nous réfléchirons sur de différentes questions: les genres textuels (oral et écrit), l’interaction, l’enseignement de langue et la communication, et les séquences thématiques et didactiques. Nous utiliserons les Referenciais Curriculares de l’état du Rio Grande do Sul comme source de référence pour la production de ce travail. Les Referenciais Curriculares ont été publiés en 2009. Ce débat commence avec une réflexion théorique où nous analyserons de différents points qui influenceront la construction du Referencial Curricular de Língua Francesa. Après la réflexion théorique, nous présenterons deux séquences didactiques et, finalement, nous analyserons la question de la sélection de textes.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectÉducation linguistiquefr
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.subjectLetramentofr
dc.subjectLíngua francesapt_BR
dc.subjectCollègefr
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação lingüísticapt_BR
dc.subjectGenresfr
dc.subjectDiversitéfr
dc.subjectOrganisation didactiquefr
dc.subjectFLEfr
dc.titleUma proposta para o ensino de francês na rede pública brasileira : educação linguística e letramentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000775794pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples