Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSiqueira, Maity Simone Guerreiropt_BR
dc.contributor.authorMiorando, Rafaeli Biancapt_BR
dc.date.accessioned2025-05-28T06:55:30Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/292199pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, investigou-se a compreensão e produção de gestos metonímicos em crianças de 3 a 8 anos de idade, a partir da observação e análise de vídeos, sob a perspectiva da Linguística Cognitiva. Quatro canais da plataforma YouTube foram selecionados, em que cinco crianças entre a faixa etária citada eram filmadas no seu cotidiano. Os canais são controlados pelas mães dos pequenos e foram escolhidos por tratarem as crianças de uma maneira mais natural, sem scripts programados. A análise dos vídeos teve o intuito de investigar a produção de metonímias gestuais no desenvolvimento infantil. Gestos metonímicos consistem na atualização gestual de mapeamentos conceituais, como por exemplo o mapeamento PARTE PELO TODO. Uma atualização gestual metonímica desse mapeamento é a de levar a mão à boca para demonstrar que deseja se alimentar. O enunciado “comi um prato de feijão”, por sua vez, atualiza metonimicamente o mapeamento CONTINENTE PELO CONTEÚDO. Os resultados obtidos neste trabalho apontam para evidências de produção gestual metonímica desde tenra idade. Seguindo estudos anteriores (Köder; Falkum, 2020; Miorando; Siqueira, 2024) sobre compreensão linguística metonímica, esperava-se um desempenho similar na produção metonímica gestual uma vez que os gestos são parte da linguagem humana desde muito cedo (Tomasello, 2003). Tal expectativa foi confirmada, pois foram identificados usos metonímicos nas várias idades estudadas. A partir desse resultado geral, discutem-se questões que possam ter levado a ele, envolvendo a idade e dimensões do construto. Em relação à idade, verificou se produção metonímica já a partir dos 3 anos. Quanto às dimensões, algumas metonímias se repetiram na produção das crianças, o que envolve a influência da familiaridade de determinados gestos metonímicos e da convencionalidade de alguns mapeamentos. Isso evidencia a existência de duas facetas, uma que se refere ao mapeamento conceitual e outro que se refere à atualização (linguística e gestual) na metonímia.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigated the comprehension and production of metonymic gestures in children aged 3 to 8 years, through the observation and analysis of videos, from the perspective of Cognitive Linguistics. Four YouTube channels were selected, featuring five children within the mentioned age range, filmed in their daily lives. The channels are controlled by the children’s mothers and were chosen because they portray the children in a more natural way, without scripted content. The video analysis aimed to investigate the production of gestural metonymies in child development. Metonymic gestures consist of the gestural realization of conceptual mappings, such as the mapping PART FOR THE WHOLE. A metonymic gestural realization of this mapping would be raising the hand to the mouth to demonstrate the desire to eat. The statement “I ate a plate of beans,” in turn, metonymically updates the mapping CONTAINER FOR CONTENT. The results of this study provide evidence of the production of metonymic gestures from an early age. Following previous studies (Köder; Falkum, 2020; Miorando & Siqueira, 2024) on metonymic linguistic comprehension, a similar performance in gestural metonymic production was expected, since gestures are part of human language from an early age (Tomasello, 2003). This expectation was confirmed, as metonymic uses were identified across the various age groups studied. Based on this overall result, factors that may have contributed to it are discussed, including age and the dimensions of the construct. Regarding age, metonymic production was observed starting at 3 years old. Concerning the dimensions, some metonymies were repeated in the children’s productions, suggesting the influence of familiarity with certain metonymic gestures and the conventionality of some mappings. This highlights the existence of two facets: one referring to the conceptual mapping and the other to the (linguistic and gestural) realization in metonymy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCognitive linguisticsen
dc.subjectLingüística cognitivapt_BR
dc.subjectMetonímiapt_BR
dc.subjectMetonymyen
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectGesturesen
dc.subjectGestospt_BR
dc.subjectLanguage acquisitionen
dc.titleVerificação da projeção metonímica nos gestos de crianças em fase de aquisição da linguagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001257623pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples