A importância da abordagem intercultural no ensino de francês
dc.contributor.advisor | Graça, Rosa Maria de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Marcela Nogueira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-05-27T06:00:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/29200 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma reflexão sobre como os elementos culturais são utilizados por professores e alunos na construção da sua formação individual. É importante pensarmos na abordagem intercultural quando ensinamos língua e cultura. As relações entre cultura, francofonia e diversidade cultural não podem ser esquecidas na aula de FLE. Nas políticas educacionais elaboradas pelos governos francês e brasileiro são feitas referências ao papel que a cultura deve ter em sala de aula. Em conseqüência da globalização, se faz necessário abordar uma nova problemática e repensar o ensino de línguas. Trabalhar e valorizar a diversidade cultural, que está presente dentro e fora da sala de aula, é uma das bases da perspectiva intercultural. Atualmente, temos muitos métodos e manuais didáticos que foram desenvolvidos para auxiliar o trabalho com elementos culturais diversos. O docente ainda pode recorrer à internet, nela encontramos artigos e textos que tratam sobre a abordagem intercultural e contribuem para a formação do professor de FLE. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ce travail présente une réflexion sur comment les éléments culturaux sont utilisés par des professeurs et des étudiants dans la construction de leur formation individuelle. Il est important de penser à l’approche interculturelle quand on enseigne la langue et la culture. Les rapports entre culture, francophonie et diversité culturelle ne peuvent pas être oubliés dans la classe du FLE. Dans les politiques des gouvernements français et brésilien, on perçoit quel est le rôle accordé à la culture en classe de langue. Face à la globalisation, il est nécessaire d'aborder une nouvelle problématique et repenser l’enseignement des langues. Travailler et valoriser la diversité culturelle, présente dans et hors de la classe, est une des bases de la perspective interculturelle. Actuellement, on a plusieurs méthodes et manuels didactiques qui ont été développés afin de contribuer à la diversité des éléments culturaux. L’enseignant peut avoir recours à l’internet; il y a des articles et des textes qui abordent la perspective interculturelle et contribuent à sa formation en FLE. | fr |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de línguas | pt_BR |
dc.subject | Interculturel | en |
dc.subject | Culture | en |
dc.subject | Língua francesa | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Enseignement/apprentissage FLE | en |
dc.title | A importância da abordagem intercultural no ensino de francês | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000775727 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Francês: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1219)