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dc.contributor.advisorGraça, Rosa Maria de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Marcela Nogueirapt_BR
dc.date.accessioned2011-05-27T06:00:27Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29200pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma reflexão sobre como os elementos culturais são utilizados por professores e alunos na construção da sua formação individual. É importante pensarmos na abordagem intercultural quando ensinamos língua e cultura. As relações entre cultura, francofonia e diversidade cultural não podem ser esquecidas na aula de FLE. Nas políticas educacionais elaboradas pelos governos francês e brasileiro são feitas referências ao papel que a cultura deve ter em sala de aula. Em conseqüência da globalização, se faz necessário abordar uma nova problemática e repensar o ensino de línguas. Trabalhar e valorizar a diversidade cultural, que está presente dentro e fora da sala de aula, é uma das bases da perspectiva intercultural. Atualmente, temos muitos métodos e manuais didáticos que foram desenvolvidos para auxiliar o trabalho com elementos culturais diversos. O docente ainda pode recorrer à internet, nela encontramos artigos e textos que tratam sobre a abordagem intercultural e contribuem para a formação do professor de FLE.pt_BR
dc.description.abstractCe travail présente une réflexion sur comment les éléments culturaux sont utilisés par des professeurs et des étudiants dans la construction de leur formation individuelle. Il est important de penser à l’approche interculturelle quand on enseigne la langue et la culture. Les rapports entre culture, francophonie et diversité culturelle ne peuvent pas être oubliés dans la classe du FLE. Dans les politiques des gouvernements français et brésilien, on perçoit quel est le rôle accordé à la culture en classe de langue. Face à la globalisation, il est nécessaire d'aborder une nouvelle problématique et repenser l’enseignement des langues. Travailler et valoriser la diversité culturelle, présente dans et hors de la classe, est une des bases de la perspective interculturelle. Actuellement, on a plusieurs méthodes et manuels didactiques qui ont été développés afin de contribuer à la diversité des éléments culturaux. L’enseignant peut avoir recours à l’internet; il y a des articles et des textes qui abordent la perspective interculturelle et contribuent à sa formation en FLE.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.subjectInterculturelen
dc.subjectCultureen
dc.subjectLíngua francesapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEnseignement/apprentissage FLEen
dc.titleA importância da abordagem intercultural no ensino de francêspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000775727pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Francês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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