Show simple item record

dc.contributor.advisorSturm, Ingrid Nancypt_BR
dc.contributor.authorContessa, Danielle Fragapt_BR
dc.date.accessioned2011-05-27T06:00:26Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29199pt_BR
dc.description.abstractEste estudo apresenta uma proposta de trabalho que privilegia a análise de textos imagéticos nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa, no Ensino Médio. A proposta parte do fato de que há muito as imagens são essenciais no mundo em que vivemos. Para ampará-la, apresenta-se uma leitura de dois documentos oficiais: os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM - e as Matrizes de Referência que orientam o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, bem como de outros pontos de vista teóricos de autores que defendem a leitura de imagens como necessária para a completa alfabetização, e a intertextualidade como ponto chave para o estudo de textos. A referida proposta foi aplicada em sala de aula na disciplina de Estágio de Docência de Português II, e tanto o trabalho desenvolvido quanto os resultados dele provenientes foram analisados. As considerações finais apontam para o sucesso da proposta e a possibilidade de resultados ainda melhores, se utilizada pela professora titular de turma. Os alunos demonstraram ao final do estágio uma maior clareza de raciocínio analítico e crítico, avaliando os textos imagéticos ou escritos não apenas pelo seu gosto pessoal, mas também pelo modo como seus elementos constituintes se organizam, pelas escolhas realizadas pelos autores e pela identificação de referências a outros textos (relações intertextuais).pt_BR
dc.description.abstractThis study presents a proposal that favors the analysis of imagetic texts in Portuguese Language classes for High School. The proposal is based on the fact that images have been essential in our world for a long time now. To support this idea, it is presented two oficial documents: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) and Matrizes de Referência which guide the Exame Nacional do Ensino Médio, and also other authors‟ viewpoints that defend image reading as necessary for a complete literacy and intertextuality as a key for text study. This proposal was implemented in the classroom at Estágio de Docência de Português II, and the developed work as well as the results were analyzed. The final considerations show the success of the proposal, and the possibilities of even better results if it was applied by the official teacher of the group. The students expressed a higher clarity of analytical and critical thinking at the end of the work, evaluating imagetic or written texts not only by their personal taste, but also by their constituent elements, by their authors‟ choices and by identification of references to other texts (intertextual relations).en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTextos imagéticospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.titleLeitura : imagem e texto na sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000776253pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record