Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRicardo, Karoline Hachlerpt_BR
dc.contributor.authorPeres, André Luís Xavierpt_BR
dc.contributor.authorWittizorecki, Elisandro Schultzpt_BR
dc.date.accessioned2025-05-21T06:56:59Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2525-703Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/291878pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo narrar, analisar e discutir a experiência com a luta tradicional indígena de Huka-Huka na Educação Física. A experiência foi realizada com o sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre/RS, que fez parte de uma pesquisa-ação participante durante o ano letivo de 2023. Como instrumento de produção de informações foram utilizadas as Notas de Campo da primeira autora, professora da turma, bem como os materiais produzidos pelos(as) estudantes. Identificamos aproximações e resistências com a lutaHuka-Huka durante essa experiência. Compreendemos que a Lei 11.645/08, que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura indígena na educação básica, precisa ser efetivamente aplicada, porque acreditamos que as resistências dos(as) alunos(as) com relação aos conteúdos com pluralidade de culturas na escola podem diminuir a partir do momento em que os(as) estudantes tenham contato, conheçam e reconheçam outras cosmopercepções.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to narrate, analyze and discuss the experience with the traditional indigenous struggle of Huka-Huka in Physical Education. The experience was carried out with the sixth year of elementary school at a school in the state education network of Porto Alegre/RS, which was part of a participatory action research during the 2023 school year. Field notes from the first author, class teacher, as well as materials produced by students. We identified approaches and resistances with the Huka-Huka fight during this experience. We understand that Law 11,645/08, which made the teaching of indigenous history and culture mandatory in basic education, needs to be effectively applied, because we believe that the resistance of students in relation to content with a plurality of cultures in school can decrease from the moment that students have contact, know and recognize other cosmoperceptions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Estudos Aplicados em Educação [recurso eletrônico]. São Caetano do Sul, SP : USCS, 2021. Vol. 9 (jan./dec. 2024), e20249516, 15 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHuka-hukaen
dc.subjectLutaspt_BR
dc.subjectSchool physical educationen
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectDecolonialityen
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectInterculturalityen
dc.subjectIndian peopleen
dc.titleA prática corporal e manifestação cultural indígena de Huka-Huka nas aulas de Educação Física escolar : aproximações e resistênciaspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001256859pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples