Popping animation e robot : propostas de trabalho para o ensino da dança
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo de natureza qualitativa tem por objetivo geral apresentar uma proposta de trabalho de técnica corporal em dança que diferencia os estilos Popping, Animation e Robot. Para guiar as ações da pesquisa, inspira-se em pressupostos da pesquisa em arte e em relatos de experiência da pesquisadora. Almeja-se, também, que esta pesquisa possa vir a colaborar com os estudos dos referidos estilos de dança dentro do espaço acadêmico. De modo a alcançar os objetivos, foi realizada uma busca de dad ...
Este estudo de natureza qualitativa tem por objetivo geral apresentar uma proposta de trabalho de técnica corporal em dança que diferencia os estilos Popping, Animation e Robot. Para guiar as ações da pesquisa, inspira-se em pressupostos da pesquisa em arte e em relatos de experiência da pesquisadora. Almeja-se, também, que esta pesquisa possa vir a colaborar com os estudos dos referidos estilos de dança dentro do espaço acadêmico. De modo a alcançar os objetivos, foi realizada uma busca de dados e informações acerca de aspectos históricos do Popping, do Animation e do Robot, para poder mapear indícios de suas origens. Concomitante à busca de dados históricos, foi realizada uma retomada de materiais na trajetória artística da própria pesquisadora, em relação às suas experiências com os referidos estilos de dança. A partir disso, foi possível elaborar um plano de aula para cada estilo, nos quais foram abordados teoria e prática. Essas aulas foram postas em prática, relatadas e analisadas. Além disso, foi criado um trabalho coreográfico em uma turma de adolescentes, utilizando como base esses três estilos. As aulas de técnica aconteceram antes e durante a montagem da coreografia. Durante as aulas foi realizada uma coleta de dados através dos registros, tanto audiovisuais quanto registros escritos, em um caderno de bordo, para acompanhar a evolução técnica dos alunos durante o processo. Por fim, constatou-se que as técnicas de Popping, Animation e Robot podem ser trabalhadas para diversas faixas etárias e que essas práticas auxiliam o aprimoramento de técnicas em dança, principalmente no controle dos movimentos, na coordenação motora e na ampliação de vocabulários corporais para as pessoas que dançam. ...
Abstract
This qualitative study aims to present a work proposal for a dance body technique that differentiates the styles Popping, Animation, and Robot. To guide the research actions, it draws on principles of artistic research and the researcher’s experiential accounts. It is also hoped that this study can contribute to the academic exploration of these dance styles. To achieve its objectives, data and information were gathered about the historical aspects of Popping, Animation, and Robot to map eviden ...
This qualitative study aims to present a work proposal for a dance body technique that differentiates the styles Popping, Animation, and Robot. To guide the research actions, it draws on principles of artistic research and the researcher’s experiential accounts. It is also hoped that this study can contribute to the academic exploration of these dance styles. To achieve its objectives, data and information were gathered about the historical aspects of Popping, Animation, and Robot to map evidence of their origins. Concurrently, materials related to the researcher’s artistic trajectory, particularly her experiences with these styles, were revisited. Based on this, a lesson plan was developed for each style, addressing both theory and practice. These lessons were implemented, documented, and analyzed. Furthermore, a choreographic piece was created with a group of teenagers, using these three styles as a foundation. The technique classes took place before and during the choreography process. During the lessons, data were collected through audiovisual and written records, organized in a logbook to track the students’ technical progress throughout the process. Finally, it was found that the techniques of Popping, Animation, and Robot can be taught to various age groups and that these practices support the enhancement of dance techniques, particularly in movement control, motor coordination, and the expansion of dancers’ body vocabulary. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Dança: Licenciatura.
Coleções
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TCC Dança (157)
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