Estudos para colocação de sapatilhas pontas em bailarinas clássicas : uma revisão integrativa
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta revisão integrativa tem como objetivo explorar as propostas e práticas pedagógicas relacionadas à introdução das sapatilhas de ponta em bailarinas clássicas. A transição para o uso das pontas representa uma etapa crucial no desenvolvimento técnico das bailarinas, demandando um planejamento cuidadoso e fundamentado. A revisão considera a literatura existente sobre o tema, abordando os critérios de prontidão física e emocional, os métodos de avaliação utilizados pelos instrutores e as aborda ...
Esta revisão integrativa tem como objetivo explorar as propostas e práticas pedagógicas relacionadas à introdução das sapatilhas de ponta em bailarinas clássicas. A transição para o uso das pontas representa uma etapa crucial no desenvolvimento técnico das bailarinas, demandando um planejamento cuidadoso e fundamentado. A revisão considera a literatura existente sobre o tema, abordando os critérios de prontidão física e emocional, os métodos de avaliação utilizados pelos instrutores e as abordagens pedagógicas mais eficazes para garantir uma progressão segura e eficiente nesse estágio do treinamento de ballet. Os estudos analisados apontam que esta avaliação deve ser baseada em critérios rigorosos que incluem a análise da flexibilidade, especialmente a amplitude de flexão plantar, a força e estabilidade das pernas, pés e tornozelos, bem como o alinhamento corporal. Essas características físicas são fundamentais para garantir que as alunas possam realizar os movimentos com segurança, minimizando o risco de lesões. Além disso, a maturidade mental das alunas também deve ser considerada, uma vez que o trabalho em pontas exige um alto grau de concentração e capacidade de autocorreção durante os movimentos. A revisão também destaca a importância de uma abordagem pedagógica individualizada. Embora algumas escolas possam optar por promover toda uma turma ao uso das pontas, a maioria dos especialistas sugere que essa decisão seja tomada de forma individualizada, levando em consideração o ritmo de desenvolvimento e as características físicas e técnicas de cada aluna. Esta personalização do processo de avaliação e introdução das pontas é vista como crucial para garantir que cada bailarina esteja realmente preparada para essa nova fase do treinamento. Por fim, a revisão conclui que a introdução das sapatilhas de ponta em bailarinas clássicas deve ser vista como uma etapa crítica que exige um planejamento meticuloso e uma avaliação contínua. A combinação de uma preparação técnica sólida, avaliações individualizadas e um método progressivo de ensino são elementos-chave para o sucesso dessa transição. Ao seguir essas diretrizes, as escolas de ballet podem garantir que suas alunas avancem de maneira segura e eficiente, consolidando as bases para uma carreira sólida e bem-sucedida na dança clássica. Esta abordagem integrada não apenas promove o desenvolvimento técnico das bailarinas, mas também assegura seu bem-estar físico e emocional, elementos essenciais para o sucesso em longo prazo na carreira de ballet. ...
Abstract
This integrative review aims to explore the pedagogical proposals and practices related to the introduction of pointe shoes to classical ballet dancers. The transition to pointe shoes represents a crucial stage in the technical development of ballet dancers, requiring careful and well-founded planning. The review considers the existing literature on the subject, addressing the criteria for physical and emotional readiness, the assessment methods used by instructors, and the most effective pedag ...
This integrative review aims to explore the pedagogical proposals and practices related to the introduction of pointe shoes to classical ballet dancers. The transition to pointe shoes represents a crucial stage in the technical development of ballet dancers, requiring careful and well-founded planning. The review considers the existing literature on the subject, addressing the criteria for physical and emotional readiness, the assessment methods used by instructors, and the most effective pedagogical approaches to ensure safe and efficient progression at this stage of ballet training. The studies analyzed indicate that this assessment should be based on rigorous criteria that include the analysis of flexibility, especially the range of plantar flexion, the strength and stability of the legs, feet, and ankles, as well as body alignment. These physical characteristics are essential to ensure that students can perform the movements safely, minimizing the risk of injuries. In addition, the mental maturity of the students should also be considered, since working on pointe requires a high degree of concentration and the ability to self-correct during movements. The review also highlights the importance of an individualized pedagogical approach. While some schools may choose to introduce an entire class to pointe, most experts suggest that this decision should be made on an individual basis, taking into account each student’s pace of development and physical and technical characteristics. This personalization of the assessment and introduction to pointe process is seen as crucial to ensuring that each dancer is truly prepared for this new phase of training. Ultimately, the review concludes that the introduction of pointe shoes to classical ballet dancers should be seen as a critical step that requires careful planning and ongoing assessment. The combination of solid technical preparation, individualized assessments, and a progressive teaching approach are key elements to the success of this transition. By following these guidelines, ballet schools can ensure that their students progress safely and efficiently, laying the foundation for a solid and successful career in classical dance. This integrated approach not only promotes the technical development of dancers, but also ensures their physical and emotional well-being, essential elements for long-term success in a ballet career ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Dança: Licenciatura.
Coleções
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TCC Dança (157)
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