Dialoga saúde: prática comunicativa interprofissional no trabalho em equipe: cards educacionais para despertar o agir comunicativo
Date
2025-02Type
Abstract in Portuguese
Este material caracteriza-se como produto técnico vinculado aos resultados encontrados em pesquisa qualitativa fenomenológica do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trata-se de material didático e instrucional (cards educacionais) que aborda o tema da comunicação interprofissional na perspectiva da educação e do trabalho em equipe. Público-alvo: Profissionais da saúde. Gestores da saúde. Estudantes (graduação e resi ...
Este material caracteriza-se como produto técnico vinculado aos resultados encontrados em pesquisa qualitativa fenomenológica do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trata-se de material didático e instrucional (cards educacionais) que aborda o tema da comunicação interprofissional na perspectiva da educação e do trabalho em equipe. Público-alvo: Profissionais da saúde. Gestores da saúde. Estudantes (graduação e residência). Propõe a metodologia da problematização em saúde, relacionando a prática comunicativa no cotidiano do trabalho em equipe, com a educação baseada no diálogo interprofissional.
Tem como objetivos: apoiar e dar suporte às atividades de educação permanente em saúde; estimular a problematização em saúde e a reflexão sobre os problemas encontrados no cotidiano do trabalho, relativos à prática comunicativa interprofissional; potencializar a compreensão do diálogo como elemento essencial para processos de trabalho em equipe efetivamente integrados. O tempo necessário para completá-lo é de cerca de uma (1) hora e trinta (30) minutos. ...
Educational level
Educação Profissional
Educação Superior - Graduação
Educação Superior - Pós-Graduação
Educação Continuada ou Extensão
Treinamento ou Capacitação
Use orientation
1. Membros de uma equipe de trabalho em saúde deverão se organizar em pequenos grupos. Cada grupo pode trabalhar com um dos quatro cards educacionais. O material deve ser lido e discutido pelos membros do grupo, fazendo aproximações/problematização com o processo de trabalho vivenciado. 2. Após este momento, haverá, de forma coletiva, o compartilhamento da síntese do que foi discutido em cada um dos grupos, buscando o entendimento da temática abordada. 3. Ao final, a equipe deve firmar pactuações que promovam a mudança de atitudes no trabalho em relação aos temas abordados, assim como o fortalecimento das relações interprofissionais e do agir comunicativo. Atenção: As equipes podem alterar a forma de organização da atividade, conforme o tempo disponível, número de participantes ou de acordo com o seu perfil de trabalho. Os cards não possuem uma sequência, podendo ser utilizados individualmente.
Installation remarks
Estes arquivos não podem ser editados, pois é um formato fechado. Este formato permite que sejam feitas edições — como marcação de texto e comentários, além de preenchimento de formulários — caso o autor permita. Este arquivo pode ser visualizado em leitores de PDF como o Adobe Acrobat Reader ou em navegadores da web.
Learning
resource type
Materiais de cursos e disciplinas
Collections
-
Educational Resources (426)Health Sciences (119)
This item is licensed under a Creative Commons License
