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dc.contributor.advisorDalmolin, Antonio Marcos Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorMeira, Bianca Ferreira dept_BR
dc.date.accessioned2025-05-10T06:56:56Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/291506pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa futura investigará o papel das redes sociais na divulgação científica e seus impactos entre os adolescentes. O objetivo será analisar as estratégias mais eficazes, os desafios enfrentados por cientistas e divulgadores, e as percepções dos jovens sobre a ciência nas redes sociais. A metodologia incluirá a revisão de literatura relevante, análise de estudos de caso e divulgadores científicos. Discussões preliminares apontam que as redes sociais desempenham um papel central na vida dos adolescentes, sendo essenciais para o acesso a informações, no entanto, a falta de orientação adequada pode tornar os jovens vulneráveis às fake news. Análises indicam que estratégias de divulgação científica adaptadas ao público jovem, utilizando linguagens acessíveis e múltiplas plataformas, serão eficazes na promoção de conhecimentos corretos e no desenvolvimento do pensamento crítico. A pesquisa destacará a importância da educação e do incentivo ao pensamento crítico desde a infância para combater a desinformação. Em última análise, a divulgação científica nas redes sociais fortalecerá o papel da ciência na construção de uma sociedade mais informada e resiliente.pt_BR
dc.description.abstractFuture research will investigate the role of social media in science communication and its impact on adolescents. The aim will be to analyze the most effective strategies, the challenges faced by scientists and communicators, and young people’s perceptions of science on social media. The methodology will include a review of relevant literature, analysis of case studies, and science communicators. Preliminary discussions indicate that social media plays a central role in the lives of adolescents, being essential for accessing information; however, the lack of adequate guidance can make young people vulnerable to fake news. Analyses indicate that science communication strategies adapted to young audiences, using accessible language and multiple platforms, will be effective in promoting correct knowledge and developing critical thinking. The research will highlight the importance of education and encouraging critical thinking from childhood to combat misinformation. Ultimately, science communication on social media will strengthen the role of science in building a more informed and resilient society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial networksen
dc.subjectRede socialpt_BR
dc.subjectScientific disseminationen
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectFake newsen
dc.subjectTeenagersen
dc.subjectCritical thinkingen
dc.titleComo os adolescentes se informam? : uma análise do uso das redes sociais como ferramenta de divulgação científica em tempos de pós-verdadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001256263pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Ciência é 10!pt_BR


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