Um relato do uso de Tea-tree (Melaleuca alternifolia) após as inundações no contexto de escolas públicas da Grande Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Schirmer, Saul Benhur | pt_BR |
dc.contributor.author | Peter, Angela Schmitz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-10T06:56:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/291505 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a narrativa de uma experiência prática vivenciada após inundações em maio de 2024 com alunos e seus familiares, na Escola Estadual de Ensino Fundamental no Bairro Santo Afonso, com turmas de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental Anos Finais. Seu desenvolvimento busca resgatar saberes ancestrais de uso de plantas medicinais e cuidados com nosso corpo através da natureza, construindo valores e consciência para sustentabilidade em ambiente e com pessoas que perderam tudo durante inundação. Nesse panorama, a Missão Melaleuca surgiu em parceria com produtor e aromaterapeutas, em Maio/Junho de 2024 no Rio Grande do Sul abrangendo e envolvendo a escola e moradores no restabelecimento de saúde, além da reconstrução de ambientes afetados pelas águas poluídas provindas das inundações gravíssimas que ocorreram no período. Igualmente, houve constante busca por integrar escola, comunidade e conscientização ambiental para todos agentes envolvidos nas trocas de experiências, com o uso de subprodutos da planta Tea-tree (Melaleuca alternifolia), no dia a dia, visando a melhoria na qualidade de saúde ambiental e cognitiva. No ano de 2018, com a integração de práticas de saúde complementar no SUS, a partir da Portaria Nº 702, que valoriza tratamentos baseados em saberes tradicionais e na utilização de extratos, surge a oportunidade de aproximar a saúde à natureza de forma mais efetiva e com credibilidade. Sendo assim, surgiu, nesse momento de tragédia climática, uma maneira de sensibilizar e de acolher alunos e seus familiares, intensificando também práticas educativas, como o conhecimento de plantas e plantio da espécie, que marcaram nossa retomada nos ambientes afetados pela inundação. Destaca-se o poder da escola em levar práticas de cuidado com a natureza não só para dentro de suas casas, mas também para a sociedade. A inclusão de fitoterápicos no currículo escolar fortalece a educação ambiental e a preservação da biodiversidade, promovendo uma consciência crítica e ativa para mudanças em ambientes vulneráveis. O estudo de plantas como a Tea-tree permite conectar saberes tradicionais à Ciência moderna, incentivando práticas sustentáveis e a valorização dos ecossistemas. Além disso, iniciativas educacionais alinhadas a políticas públicas podem ampliar o impacto dessas ações, integrando-as a planos diretores que reforcem práticas sustentáveis dentro das comunidades. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Melaleuca | pt_BR |
dc.subject | Plantas medicinais | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.title | Um relato do uso de Tea-tree (Melaleuca alternifolia) após as inundações no contexto de escolas públicas da Grande Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001256203 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização em Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Ciência é 10! | pt_BR |
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Biological Sciences (214)