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dc.contributor.advisorSchirmer, Saul Benhurpt_BR
dc.contributor.authorPeter, Angela Schmitzpt_BR
dc.date.accessioned2025-05-10T06:56:55Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/291505pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a narrativa de uma experiência prática vivenciada após inundações em maio de 2024 com alunos e seus familiares, na Escola Estadual de Ensino Fundamental no Bairro Santo Afonso, com turmas de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental Anos Finais. Seu desenvolvimento busca resgatar saberes ancestrais de uso de plantas medicinais e cuidados com nosso corpo através da natureza, construindo valores e consciência para sustentabilidade em ambiente e com pessoas que perderam tudo durante inundação. Nesse panorama, a Missão Melaleuca surgiu em parceria com produtor e aromaterapeutas, em Maio/Junho de 2024 no Rio Grande do Sul abrangendo e envolvendo a escola e moradores no restabelecimento de saúde, além da reconstrução de ambientes afetados pelas águas poluídas provindas das inundações gravíssimas que ocorreram no período. Igualmente, houve constante busca por integrar escola, comunidade e conscientização ambiental para todos agentes envolvidos nas trocas de experiências, com o uso de subprodutos da planta Tea-tree (Melaleuca alternifolia), no dia a dia, visando a melhoria na qualidade de saúde ambiental e cognitiva. No ano de 2018, com a integração de práticas de saúde complementar no SUS, a partir da Portaria Nº 702, que valoriza tratamentos baseados em saberes tradicionais e na utilização de extratos, surge a oportunidade de aproximar a saúde à natureza de forma mais efetiva e com credibilidade. Sendo assim, surgiu, nesse momento de tragédia climática, uma maneira de sensibilizar e de acolher alunos e seus familiares, intensificando também práticas educativas, como o conhecimento de plantas e plantio da espécie, que marcaram nossa retomada nos ambientes afetados pela inundação. Destaca-se o poder da escola em levar práticas de cuidado com a natureza não só para dentro de suas casas, mas também para a sociedade. A inclusão de fitoterápicos no currículo escolar fortalece a educação ambiental e a preservação da biodiversidade, promovendo uma consciência crítica e ativa para mudanças em ambientes vulneráveis. O estudo de plantas como a Tea-tree permite conectar saberes tradicionais à Ciência moderna, incentivando práticas sustentáveis e a valorização dos ecossistemas. Além disso, iniciativas educacionais alinhadas a políticas públicas podem ampliar o impacto dessas ações, integrando-as a planos diretores que reforcem práticas sustentáveis dentro das comunidades.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMelaleucapt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleUm relato do uso de Tea-tree (Melaleuca alternifolia) após as inundações no contexto de escolas públicas da Grande Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001256203pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Ciência é 10!pt_BR


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