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O efeito estufa natural e artificial
dc.contributor.advisor | Matté, Cristiane | pt_BR |
dc.contributor.author | Tonetto, Vanildo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-10T06:56:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/291489 | pt_BR |
dc.description.abstract | Apesar de o efeito estufa ser figurado como algo ruim, é um evento natural que favorece a proliferação da vida no planeta Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a Terra tivesse a temperatura muito baixa, certamente não teríamos tanta diversidade de vida. Esta atividade busca avaliar, refletir e reavaliar as possibilidades que a prática experimental oferece como metodologia assertiva na construção do conhecimento, além de ressignificar as práticas de ensino-aprendizagem, de forma a verificar se o conhecimento foi integrado à estrutura cognitiva do estudante. Esse estudo teve como objetivo definir o fenômeno do efeito estufa natural e artificial a partir de conceitos físicos, químicos e biológicos correlacionados. Para o reconhecimento do efeito estufa natural foi desenvolvido a sequência didática da aprendizagem significativa de Ausubel, contemplando a visão macro cotidiana para a linguagem micro sistêmica química. A sequência foi constituída na contextualização do objeto de estudo, mostrando diferentes abordagens bibliográficas - interação entre luz e moléculas, espectro eletromagnético, balanço energético da Terra, irradiância solar, equilíbrio químico dos oceanos, gases do efeito estufa. O projeto foi desenvolvido na turma 304 do Colégio Henrique Emílio Meyer, no período vespertino. O mecanismo do efeito estufa está diretamente relacionado ao papel de gases estufa, como o CO2, em absorver radiação infravermelha emitida pela Terra e, desse modo, interferir no balanço de energia da Terra. A fim de contribuir na discussão do fenômeno do efeito estufa em sala de aula, assumimos que o uso de experimentos para demonstrar a propriedade de absorção de radiação infravermelha por gases estufa apresenta forte potencial educativo. Neste trabalho, é apresentado um experimento de baixo custo e de fácil realização em sala de aula para demonstrar a absorção de radiação infravermelha pelo principal gás, não condensável, de efeito estufa da atmosfera terrestre, o dióxido de carbono (CO2). A BNCC (base nacional comum curricular) evidencia que analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos com base nas relações e interações entre matéria e energia para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global, é uma das competências específicas das ciências da natureza e suas tecnologias. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Efeito estufa | pt_BR |
dc.subject | Aula Prática | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | O efeito estufa natural e artificial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001256885 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização em Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Ciência é 10! | pt_BR |
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Ciencias Biologicas (214)