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dc.contributor.advisorMatté, Cristianept_BR
dc.contributor.authorTonetto, Vanildopt_BR
dc.date.accessioned2025-05-10T06:56:22Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/291489pt_BR
dc.description.abstractApesar de o efeito estufa ser figurado como algo ruim, é um evento natural que favorece a proliferação da vida no planeta Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a Terra tivesse a temperatura muito baixa, certamente não teríamos tanta diversidade de vida. Esta atividade busca avaliar, refletir e reavaliar as possibilidades que a prática experimental oferece como metodologia assertiva na construção do conhecimento, além de ressignificar as práticas de ensino-aprendizagem, de forma a verificar se o conhecimento foi integrado à estrutura cognitiva do estudante. Esse estudo teve como objetivo definir o fenômeno do efeito estufa natural e artificial a partir de conceitos físicos, químicos e biológicos correlacionados. Para o reconhecimento do efeito estufa natural foi desenvolvido a sequência didática da aprendizagem significativa de Ausubel, contemplando a visão macro cotidiana para a linguagem micro sistêmica química. A sequência foi constituída na contextualização do objeto de estudo, mostrando diferentes abordagens bibliográficas - interação entre luz e moléculas, espectro eletromagnético, balanço energético da Terra, irradiância solar, equilíbrio químico dos oceanos, gases do efeito estufa. O projeto foi desenvolvido na turma 304 do Colégio Henrique Emílio Meyer, no período vespertino. O mecanismo do efeito estufa está diretamente relacionado ao papel de gases estufa, como o CO2, em absorver radiação infravermelha emitida pela Terra e, desse modo, interferir no balanço de energia da Terra. A fim de contribuir na discussão do fenômeno do efeito estufa em sala de aula, assumimos que o uso de experimentos para demonstrar a propriedade de absorção de radiação infravermelha por gases estufa apresenta forte potencial educativo. Neste trabalho, é apresentado um experimento de baixo custo e de fácil realização em sala de aula para demonstrar a absorção de radiação infravermelha pelo principal gás, não condensável, de efeito estufa da atmosfera terrestre, o dióxido de carbono (CO2). A BNCC (base nacional comum curricular) evidencia que analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos com base nas relações e interações entre matéria e energia para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global, é uma das competências específicas das ciências da natureza e suas tecnologias.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEfeito estufapt_BR
dc.subjectAula Práticapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleO efeito estufa natural e artificialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001256885pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Ciência é 10!pt_BR


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