A pedagogia socialista no ensino de História brasileiro : lacunas e horizontes no debate acadêmico
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho busca compreender como - e se - o debate a respeito da educação socialista está presente nas produções acadêmicas sobre o Ensino de História brasileiro e, de maneira mais ampla, no campo educacional em geral. Além disso, objetiva identificar as formulações existentes, suas limitações e lacunas, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de uma base conceitual sólida que sirva de referência para investigações teóricas e para a práxis de professores e professoras de História ...
Este trabalho busca compreender como - e se - o debate a respeito da educação socialista está presente nas produções acadêmicas sobre o Ensino de História brasileiro e, de maneira mais ampla, no campo educacional em geral. Além disso, objetiva identificar as formulações existentes, suas limitações e lacunas, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de uma base conceitual sólida que sirva de referência para investigações teóricas e para a práxis de professores e professoras de História, orientando-os na construção de um ensino de História socialista adequado às particularidades brasileiras. A pesquisa, configurada como uma análise do estado da questão, adota uma abordagem qualitativa e analítica, utilizando artigos acadêmicos brasileiros coletados no Portal de Periódicos CAPES. Os textos foram organizados em eixos temáticos que abrangem aspectos teóricos e práticos da pedagogia socialista, sua aplicação no contexto brasileiro e sua relação com o ensino de História. Os resultados da análise indicam uma carência de produções específicas sobre o tema, assim revelando um campo de pesquisa promissor para a formulação de um Ensino de História que represente os interesses da classe trabalhadora. ...
Abstract
This study aims to understand how - and whether - the debate about socialist education is present in academic productions on Brazilian History teaching and, more broadly, in the educational field. Furthermore, it seeks to identify existing formulations, their limitations, and gaps, with the goal of contributing to the development of a solid conceptual foundation that serves as a reference for theoretical investigations and the praxis of History teachers, guiding them in constructing a socialist ...
This study aims to understand how - and whether - the debate about socialist education is present in academic productions on Brazilian History teaching and, more broadly, in the educational field. Furthermore, it seeks to identify existing formulations, their limitations, and gaps, with the goal of contributing to the development of a solid conceptual foundation that serves as a reference for theoretical investigations and the praxis of History teachers, guiding them in constructing a socialist History education suited to Brazilian particularities. The research, configured as a state-of-the-question analysis, adopts a qualitative and analytical approach, using Brazilian academic articles collected from the journals portal Portal de Periódicos CAPES. The texts were organized into thematic axes that encompass theoretical and practical aspects of socialist pedagogy, its application in the Brazilian context, and its relationship with History teaching. The analysis results indicate a lack of specific productions on the topic, thus revealing a promising research field for formulating a History education that represents the interests of the working-class. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
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TCC História (803)
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