Show simple item record

dc.contributor.advisorZilberman, Reginapt_BR
dc.contributor.authorAyub, Gibran Alvespt_BR
dc.date.accessioned2025-05-07T06:55:34Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/291218pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem como principal objetivo rastrear a sonoridade presente no romance Manual de pintura e caligrafia (1977), do autor português José Saramago, percebida na atividade de leitura em voz alta. O romance, neste trabalho, é percebido como o ensaio daquilo que viria a ser conhecido como o estilo característico de Saramago, com uma prosa influenciada pela oralidade e um uso singular dos sinais de pontuação. Nesse contexto, parte-se de um curto panorama da história da leitura no mundo ocidental, de modo a questionar a primazia corrente da leitura silenciosa em detrimento à leitura em voz alta, para, em seguida, propor-se um diálogo entre os estudos linguísticos e literários para a investigação do fenômeno em questão. Para a análise, considera-se, em especial, a função poética da linguagem articulada na obra, conforme estabelecida por Roman Jakobson (2010), enquanto ato criativo de renovação da mensagem. Faz-se, então, um breve levantamento da fortuna crítica em torno da produção literária de Saramago, avançando-se, em seguida, à análise dos achados. Conclui-se, por fim, que o narrador do Manual explora o repertório fonológico, morfológico e sintático da língua para construir sua narrativa, explorando a função poética da linguagem, o que parece evidenciar o grande potencial do diálogo entre linguística e literatura para ambos os campos.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph has as its main objective to trace the sound present in the novel Manual of Painting and Calligraphy (1977), by Portuguese author José Saramago, perceived in the activity of reading out loud. The novel, in this work, is perceived as the beginning of what would come to be known as Saramago’s characteristic style, with a prose influenced by orality and a singular use of punctuation marks. In this context, it starts with a short overview of the history of reading in the Western world, in order to question the current primacy of silent reading in opposition to reading out loud. Then, it proposes a dialogue between linguistic and literary studies for the investigation of the phenomenon in question. For the analysis, it is considered, in particular, the poetic function of language articulated in the novel, as established by Roman Jakobson (2010), as a creative act of renewal of the message. A brief anlysis of the critique surrounding Saramago’s literary production is then carried out, advancing, then, to the analysis of the findings. Finally, it is concluded that the narrator of the Manual explores the phonological, morphological and syntactic repertoire of the language to build his narrative, exploring the poetic function of language, which seems to show the great potential of the dialogue between linguistics and literature for both fields.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSaramago, José, 1922-2010pt_BR
dc.subjectManual of Painting and Calligraphyen
dc.subjectReading out louden
dc.subjectLeitura em voz altapt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectPoetic function of languageen
dc.subjectLiteratura portuguesa : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectPortugalpt_BR
dc.titleManual de pintura e caligrafia : ensaio em voz altapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001173021pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record