Pedro Weingärtner, pintor da vida moderna e a moda nos museus
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Data
2016Tipo
Outro título
Pedro Weingärtner, modern life painter and fashion at museums
Assunto
Resumo
A presente reflexão busca estabelecer relações de produtividade entre o artigo de Athos Damasceno Ferreira, Apontamentos para o estudo de uma indumentária do Rio Grande do Sul, de 1957, já abordado anteriormente, com as narrativas visuais do pintor teuto-rio-grandense Pedro Weingärtner, como cronista da indumentária do fim do século XIX. Assim, busca-se estabelecer uma ponte entre a história da arte acadêmica e tradicional, documentada pelos museus, e a história da indumentária local, ainda car ...
A presente reflexão busca estabelecer relações de produtividade entre o artigo de Athos Damasceno Ferreira, Apontamentos para o estudo de uma indumentária do Rio Grande do Sul, de 1957, já abordado anteriormente, com as narrativas visuais do pintor teuto-rio-grandense Pedro Weingärtner, como cronista da indumentária do fim do século XIX. Assim, busca-se estabelecer uma ponte entre a história da arte acadêmica e tradicional, documentada pelos museus, e a história da indumentária local, ainda carente de coleções materiais. Defende-se o estudo dos acervos pictóricos para a compreensão de uma história da moda regional, como forma de representação (mimese) possível. ...
Abstract
This reflection aims to do productivity relations between Athos Damasceno Ferreira’s article Apontamentos para o estudo da indumentária do Rio Grande do Sul, wrote in 1957, that we had pointed earlier, with visual narratives from Pedro Weingärtner, an german-rio-grandense painter, as chronist of garment of the XIX’s finals. Therefore, we search to establish a bridge between academical and traditional Art History, safe in the museums, and local garment history, still poor in material collections ...
This reflection aims to do productivity relations between Athos Damasceno Ferreira’s article Apontamentos para o estudo da indumentária do Rio Grande do Sul, wrote in 1957, that we had pointed earlier, with visual narratives from Pedro Weingärtner, an german-rio-grandense painter, as chronist of garment of the XIX’s finals. Therefore, we search to establish a bridge between academical and traditional Art History, safe in the museums, and local garment history, still poor in material collections. We defend the study of pictural resources to comprehend regional history of fashion, as possible representation (mimesis). ...
Contido em
Dobras. São Paulo. Vol. 9, n. 19 (2016); p. 14-22
Origem
Nacional
Coleções
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