Construção, moradia, lugar, espaço e família : estudo dos significados sobressalentes da palavra "casa" no âmbito da Lexicografia Cognitiva
Visualizar/abrir
Data
2025Tipo
Outro título
Construction, habitation, place, space and family : a study on the prominent meanings of “casa” in the field of Cognitive Lexicography
Assunto
Resumo
O presente trabalho situa-se no campo da Lexicografia Cognitiva por propor uma análise lexical orientada pela Semântica Cognitiva, cujo objetivo é sugerir aprimoramentos para obras lexicográficas brasileiras. Inicialmente, foi realizada a análise qualitativa do verbete “casa” no Dicionário de Usos do Português do Brasil, cujas acepções foram esquematizadas em mapas conceituais. Os mapas conceituais elucidaram os diferentes nichos de organização dos significados da palavra “casa”, que foram disp ...
O presente trabalho situa-se no campo da Lexicografia Cognitiva por propor uma análise lexical orientada pela Semântica Cognitiva, cujo objetivo é sugerir aprimoramentos para obras lexicográficas brasileiras. Inicialmente, foi realizada a análise qualitativa do verbete “casa” no Dicionário de Usos do Português do Brasil, cujas acepções foram esquematizadas em mapas conceituais. Os mapas conceituais elucidaram os diferentes nichos de organização dos significados da palavra “casa”, que foram dispostos em estrutura radial e nomeados como “construção”, “moradia”, “lugar”, “espaço” e “família”. A esquematização tornou possível observar a grande quantidade de significados polissêmicos da palavra “casa” no português brasileiro, sobretudo no que diz respeito à presença de significados figurados fortemente motivados pelos fenômenos da metáfora e da metonímia. Na segunda etapa, as ocorrências de “casa” foram observadas em um corpus formado por textos escritos para crianças. A análise do corpus evidenciou os significados mais prevalentes de “casa” em livros voltados para crianças, mostrando que, embora os significados mais concretos apareçam mais vezes nesses textos, a linguagem figurada também tem papel importante nas obras, sendo imprescindível a identificação e o reconhecimento desses significados por parte das crianças durante suas atividades de leitura. Por fim, foi realizada a análise do verbete “casa” de três obras lexicográficas escolares e procedeu-se à esquematização de um mapa mental para cada verbete estudado. Essa última etapa da pesquisa revelou que os dicionários escolares nem sempre registram todos os significados de “casa” presentes nos livros infantis, o que aponta para uma falha desses materiais pedagógicos e para a necessidade do aprimoramento da pesquisa com corpus no âmbito da produção lexicográfica brasileira. ...
Abstract
This study is in the field of Cognitive Lexicography since it proposes a lexical analysis based on Cognitive Semantics that aims to suggest improvements to Brazilian school dictionaries. First, we carried out a qualitative analysis of the entry “casa” at Dicionários de Usos do Português do Brasil and its meanings were converted to conceptual maps. Those conceptual maps could elucidate the multiple clusters of meanings conveyed by the word “casa” and they were positioned into a radial structure ...
This study is in the field of Cognitive Lexicography since it proposes a lexical analysis based on Cognitive Semantics that aims to suggest improvements to Brazilian school dictionaries. First, we carried out a qualitative analysis of the entry “casa” at Dicionários de Usos do Português do Brasil and its meanings were converted to conceptual maps. Those conceptual maps could elucidate the multiple clusters of meanings conveyed by the word “casa” and they were positioned into a radial structure and named as “construction”, “habitation”, “place”, “space” and “family”. This schematization helped us to observe the various polysemic meanings of “casa”, especially figurative meanings, which are largely motivated by metaphor and metonymy. Secondly, we observed the occurrences of “casa” in a corpus composed of texts written for children. The corpus analysis showed the most prevalent meanings of “casa” in children's books, pointing to the fact that, even though concrete meaning appears more frequently, the figurative language has an important role in these texts, and it is very important for children to identify and recognize figurative meanings during reading activities. Finally, we analyzed “casa” entries in three Brazilian school dictionaries and converted them into conceptual maps. This last part of the research revealed that school dictionaries do not always register all the meanings of “casa” presented in the books. This reveals a fragility in the dictionaries and suggests that Brazilian lexicography should explore more corpus research during dictionary compilation. ...
Contido em
Revista virtual de estudos da linguagem - ReVEL. [Novo Hamburgo, RS]. Vol. 23, n. 44 (2025), p. 124-162
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42890)Linguística, Letras e Artes (2963)
Este item está licenciado na Creative Commons License
