Formação inicial de professores para contextos inclusivos : algumas considerações sobre a experiência formativa mínima
Visualizar/abrir
Data
2022Tipo
Outro título
Initial teacher education for inclusive contexts : some considerations about the minimal formative experience
Formación inicial del profesorado para contextos inclusivos : algunas consideraciones sobre la experiencia formativa mínima
Assunto
Resumo
O presente artigo tematiza a formação inicial de professores para contextos inclusivos. A partir da análise do currículo de seis cursos de licenciatura de três universidades públicas federais, foram identificados dois grupos de disciplinas que versam sobre educação especial e/ou educação inclusiva. Essas disciplinas possuem carga horária e presença mínima nos percursos formativos. À despeito desse mínimo, as disciplinas ampliam o debate relacionado ao direito à educação, à justiça social, aos m ...
O presente artigo tematiza a formação inicial de professores para contextos inclusivos. A partir da análise do currículo de seis cursos de licenciatura de três universidades públicas federais, foram identificados dois grupos de disciplinas que versam sobre educação especial e/ou educação inclusiva. Essas disciplinas possuem carga horária e presença mínima nos percursos formativos. À despeito desse mínimo, as disciplinas ampliam o debate relacionado ao direito à educação, à justiça social, aos modelos de deficiência, ao capacitismo, ao reconhecimento e à valoração da diversidade humana nas salas de aula. ...
Abstract
This paper discusses the initial training of teachers for inclusive contexts. From the analysis of the curriculum of six undergraduate courses in three federal public universities, we identified two groups of disciplines that deal with special education and/or inclusive education. These disciplines have a minimum workload and presence in the courses. Despite this minimum, the subjects expand the debate related to the right to education, social justice, models of disability, capacitance, recogni ...
This paper discusses the initial training of teachers for inclusive contexts. From the analysis of the curriculum of six undergraduate courses in three federal public universities, we identified two groups of disciplines that deal with special education and/or inclusive education. These disciplines have a minimum workload and presence in the courses. Despite this minimum, the subjects expand the debate related to the right to education, social justice, models of disability, capacitance, recognition and valuation of human diversity in the classroom. ...
Resumen
Este documento analiza la formación inicial de los profesores para contextos inclusivos. A partir del análisis de los planes de estudio de seis cursos de licenciatura de tres universidades públicas federales, identificamos dos grupos de disciplinas que abordan la educación especial y/o la educación inclusiva. Estas disciplinas tienen una carga de trabajo y una presencia mínima en los cursos de formación. A pesar de este mínimo, las disciplinas amplían el debate relacionado con el derecho a la e ...
Este documento analiza la formación inicial de los profesores para contextos inclusivos. A partir del análisis de los planes de estudio de seis cursos de licenciatura de tres universidades públicas federales, identificamos dos grupos de disciplinas que abordan la educación especial y/o la educación inclusiva. Estas disciplinas tienen una carga de trabajo y una presencia mínima en los cursos de formación. A pesar de este mínimo, las disciplinas amplían el debate relacionado con el derecho a la educación, la justicia social, los modelos de discapacidad, el empoderamiento, el reconocimiento y la valoración de la diversidad humana en el aula. ...
Contido em
Poiésis. Florianópolis. Vol. 16, n. 30 (jul./dez. 2022), p. 342-357
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42354)Ciências Humanas (7339)
Este item está licenciado na Creative Commons License
