Remição pela leitura : um olhar pedagógico na perspectiva de Hooks e Freire
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Data
2024Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo investiga a aplicabilidade das pedagogias de Paulo Freire e Bell hooks no contexto educacional prisional, com foco no projeto de remição de pena pela leitura no Distrito Federal. O problema central reside na necessidade de promover a educação como ferramenta de ressocialização e transformação social para os encarcerados, considerando as especificidades do ambiente prisional. Os objetivos incluem analisar a relevância das obras de Freire e hooks na formação educacional dos internos e ...
Este estudo investiga a aplicabilidade das pedagogias de Paulo Freire e Bell hooks no contexto educacional prisional, com foco no projeto de remição de pena pela leitura no Distrito Federal. O problema central reside na necessidade de promover a educação como ferramenta de ressocialização e transformação social para os encarcerados, considerando as especificidades do ambiente prisional. Os objetivos incluem analisar a relevância das obras de Freire e hooks na formação educacional dos internos e avaliar a eficácia do projeto de remição pela leitura. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada na análise documental e bibliográfica. A coleta de dados foi realizada por meio da análise de listas de livros utilizados no projeto e documentos oficiais do sistema prisional, além de relatórios sobre a política de remição de pena pela leitura. Os critérios de análise foram baseados nas metodologias de Freire e hooks, que enfatizam a conscientização, reflexão crítica e participação ativa dos educandos. Os resultados indicam que, apesar das dificuldades enfrentadas, como a redução do número de avaliadores e o aumento da demanda por atendimentos, o projeto continua a ser uma ferramenta eficaz para a promoção da leitura e a remição de pena. A análise crítica dos documentos revelou que a pedagogia engajada de hooks e a pedagogia crítica de Freire são fundamentais para a construção de um ambiente educacional que valoriza a voz e a experiência dos internos, contribuindo para sua reintegração social. ...
Abstract
This study investigates the applicability of Paulo Freire’s and Bell hooks’ pedagogies in the prison education context, focusing on the sentence reduction project through reading in the Federal District. The central issue lies in the need to promote education as a tool for social reintegration and transformation for incarcerated individuals, considering the specificities of the prison environment. The objectives include analyzing the relevance of Freire's and hooks’ works in the educational for ...
This study investigates the applicability of Paulo Freire’s and Bell hooks’ pedagogies in the prison education context, focusing on the sentence reduction project through reading in the Federal District. The central issue lies in the need to promote education as a tool for social reintegration and transformation for incarcerated individuals, considering the specificities of the prison environment. The objectives include analyzing the relevance of Freire's and hooks’ works in the educational formation of inmates and evaluating the effectiveness of the sentence reduction through reading project. The research adopts a qualitative approach, based on documentary and bibliographic analysis. Data collection was carried out through the analysis of book lists used in the project and official documents from the prison system, as well as reports on the policy of sentence reduction through reading. The analysis criteria were based on Freire's and hooks’ methodologies, which emphasize awareness, critical reflection, and active participation of learners. The results indicate that despite challenges such as the reduction in the number of evaluators and the increase in demand for services, the project remains an effective tool for promoting reading and sentence reduction. The critical analysis of the documents revealed that hooks' engaged pedagogy and Freire’s critical pedagogy are fundamental for constructing an educational environment that values the voices and experiences of inmates, contributing to their social reintegration. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia: Ensino a Distância.
Coleções
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TCC Biblioteconomia (846)
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