Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Meire Luzia de Souzapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Thaise dapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-18T07:03:50Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2237-258Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/290570pt_BR
dc.description.abstractO tema do livro didático na Educação Infantil é motivo de inúmeras discussões por especialistas na área e no contexto pedagógico brasileiro, sendo 2022 a primeira vez que ocorre o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) destinado às crianças desta etapa da Educação Básica. A partir desse contexto, surge o interesse por desenvolver um estudo acerca do livro didático da Educação Infantil, tendo como objetivo analisar quais discursos na área da alfabetização e do letramento estão presentes nestes livros didáticos. A base teórica que pauta este estudo é a dos Estudos Culturais e a abordagem metodológica adotada é a da pesquisa qualitativa do tipo documental. O documento selecionado é o livroAdoletá: volume II: Manualdo Professor, para crianças de 5 anos. A análise dos resultados demonstrou que, ao se afastar dos princípios éticos, políticos e estéticos estabelecidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e dos eixos interações e brincadeira, o livro didático desconsidera os direitos já conquistados no âmbito da Educação Infantil. Asatividades propostas no material são baseadas na repetição e memorização, apresentam-se descontextualizadas da realidade e do interesse da criança, sendo que as especificidades da infância e seu período de desenvolvimento não são respeitadas. Analisando omaterial pode-se concluir que ele serve para consolidar o discurso presente na Política Nacional de Alfabetização, disseminando as ideias defendidas pela ciência cognitiva e pela instrução fônica. Neste contexto, os discursos presentes no livro passam a integrar as práticas docentes cotidianas nas pré-escolas, buscando a regulação da conduta desses sujeitos e da forma de desenvolver seu trabalho docente.pt_BR
dc.description.abstractThe topic of textbooks in Early Childhood Education is the reason for countless discussions by experts in the field and in the Brazilian pedagogical context, with 2022 being the first time that the National Book and Teaching Material Program (PNLD) for children at this stage of Basic Education takes place. From this context, the interest in developing a study about Early Childhood Education textbooks arises, with the main objective of analyzing which discourses in the area of literacy and literacy are present in these textbooks. The theoretical basis behind this study is Cultural Studies and the methodological approach adopted is qualitative documentary research. The selected document is the book Adoletá: volume II: Teacher's Manual, for 5-year-old children.The analysis of the results demonstrated that, by moving away from the ethical, political and aesthetic principles established in the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education and the interaction and play axes, the textbook disregards the rights already achieved within the scope of Early Childhood Education. The activities proposed in the material are based on repetition and memorization, are decontextualized from the child's reality and interests, and the specificities of childhood and its period of development are not respected. Analyzing the material, it can be concluded that it serves to consolidate the discourse present in the National Literacy Policy, disseminating the ideas defended by cognitive science and phonic instruction. In this context, the speeches present in the book become part of everyday teaching practices in preschools, seeking to regulate the conduct of these subjects and the way they develop their teaching work.en
dc.description.abstractEl tema de los libros de texto en Educación Infantil es motivo de innumerables discusiones por parte de expertos en el área y en el contexto pedagógico brasileño, siendo 2022 la primera vez que el Programa Nacional de Libros y Material Didáctico (PNLD) para niños de estaetapa de Básica La educación se lleva a cabo. De este contexto surge el interés de desarrollar un estudio sobre los libros de texto de Educación Infantil, con el objetivo principal de analizar qué discursos en el área de la alfabetización y la lectoescritura están presentes en estos libros de texto. La base teórica que sustenta este estudio son los Estudios Culturales y el enfoque metodológico adoptado es la investigación documental cualitativa. El documento seleccionado es el libro Adoletá: tomo II: Manual del maestro, para niños de 5 años. El análisis de los resultados demostró que, al alejarse de los principios éticos, políticos y estéticos establecidos en los Lineamientos Curriculares Nacionales para la Educación Infantil y los ejes de interacción y juego, el libro de texto desconoce los derechos ya alcanzados en el ámbito de la Educación Infantil. Las actividades propuestas en el material se basan en la repetición y la memorización, están descontextualizadas de la realidad y los intereses del niño y no se respetan las especificidades de la infancia y su período de desarrollo. Analizando el material, se puede concluir que sirve para consolidar el discurso presente en la Política Nacional de Alfabetización, difundiendo las ideas defendidas por las cienciascognitivas y la instrucción fónica. En este contexto, los discursos presentes en el libro pasan a formar parte de las prácticas docentes cotidianas en los niveles preescolares, buscando regular la conducta de estos sujetos y la forma en que desarrollan sulabor docente.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Educação e Fronteiras On-Line. Dourados, MS. Vol. 4, n. 10 (jan./abr. 2014), p. 120-132pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPNLD for early childhood educationen
dc.subjectLivro infantilpt_BR
dc.subjectTextbooken
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didáticopt_BR
dc.subjectPNLD para la educación infantiles
dc.subjectLibro de textoes
dc.subjectLiteraturaes
dc.titleO livro didático na educação infantil brasileira : uma “inovação” do PNLD 2022pt_BR
dc.title.alternativeThe textbook in Brazilian childhood education : an “innovation” of PNLD 2022en
dc.title.alternativeEl libro de texto en la educación infantil brasileña : una “innovación” del PNLD 2022es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001248808pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples