As aprendizagens do ofício docente nas narrativas do estágio curricular na educação infantil : observação, escuta e promoção da participação das crianças
Visualizar/abrir
Data
2025Tipo
Outro título
Learning about the teaching profession in the narratives of the teaching internship in Early Childhood Education : observing, listening, and promoting children’s participation
El aprendizaje de la profesión docente en las narrativas de las prácticas curriculares en Educación Infantil : observación, escucha y promoción de la participación infantil
Assunto
Resumo
Com basenas contribuições dos Estudos sobre formação de professores de Educação Infantil, o artigo é decorrente de uma pesquisa que tem como objetivo discutir as aprendizagens da docência na formação inicial, mediante a análise das práticas de estágio curricular. O argumento central é que o estágio curricular é um espaço de pesquisa no qual existem aprendizagens referentes ao ofício docente,como a observação, a escuta, o planejamentoea promoção da participação das crianças. A materialidade inve ...
Com basenas contribuições dos Estudos sobre formação de professores de Educação Infantil, o artigo é decorrente de uma pesquisa que tem como objetivo discutir as aprendizagens da docência na formação inicial, mediante a análise das práticas de estágio curricular. O argumento central é que o estágio curricular é um espaço de pesquisa no qual existem aprendizagens referentes ao ofício docente,como a observação, a escuta, o planejamentoea promoção da participação das crianças. A materialidade investigativa da pesquisa é constituída por uma amostra de Trabalhos de Conclusão doCurso de Pedagogia desenvolvidos na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que têm como tema a docência no estágio da Educação Infantil a partir da proposição de ateliês. Metodologicamente,foi realizada uma análise do conteúdo do material. Após o exame dos trabalhos, foram definidas duas unidades analíticas: 1) o olhar e a escuta como princípios da docência com crianças; 2) o ateliê como modalidade de planejamento e a participação das crianças. O foco de discussão da primeira unidade analítica é a observação e a escuta das crianças como deflagradoras da ação pedagógica docente. A tônica da segunda unidade analítica é o ateliê enquanto proposta de planejamento que possibilita a participação das crianças. A partir da pesquisa,é possível inferir a relevância do estágio no processo de constituição profissional através da atribuição de sentidos aos conhecimentos profissionais aprendidos durante a graduação em Pedagogia, cujo efeito é o processo de autoria docente. ...
Abstract
Based on contributions from studies on the training of Early Childhood Education teachers, the article is the result of research that aims to discuss teaching learning in initial training through the analysis of required internship practices. The central argument is that the teaching internship is a research space in which there is learning related to the teaching profession, such as observing, listening, planning, and promoting children’s participation. The investigative materiality of the res ...
Based on contributions from studies on the training of Early Childhood Education teachers, the article is the result of research that aims to discuss teaching learning in initial training through the analysis of required internship practices. The central argument is that the teaching internship is a research space in which there is learning related to the teaching profession, such as observing, listening, planning, and promoting children’s participation. The investigative materiality of the research consists of a sample of undergraduate thesis in the Undergraduate Program in Pedagogy Education, developed at the School of Education of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), whose theme is teaching in the Early Childhood Education internship based on the proposition of ateliers. Methodologically, an analysis of the material content was conducted. Two analytical units were defined from examining the material: 1) observing and listening as principles of teaching with children and 2) the atelier as a planning modality and children's participation. The first analytical unit focuses on observingand listening to children as triggers for teaching pedagogical action. The second analytical unit focuses on the atelier as a planning proposal that allows children to participate. From the research, it is possible to infer the relevance of the internshipin the professional constitution process by attributing meanings to the professional knowledge learned during the Undergraduate Program in Pedagogy Education, whose effect is the process of authorship in teaching. ...
Resumen
A partir de aportes de estudios sobre la formación docente en Educación Infantil, el artículo presenta los resultados de una investigación cuyo objetivo es discutir la enseñanza-aprendizaje en la formación inicial, mediante el análisis de las prácticas curriculares de pasantía. El argumento central sostiene que la pasantía curricular es un espacio de investigación donde se adquieren aprendizajes relacionados con la profesión docente, tales como la observación, la escucha, la planificación y la ...
A partir de aportes de estudios sobre la formación docente en Educación Infantil, el artículo presenta los resultados de una investigación cuyo objetivo es discutir la enseñanza-aprendizaje en la formación inicial, mediante el análisis de las prácticas curriculares de pasantía. El argumento central sostiene que la pasantía curricular es un espacio de investigación donde se adquieren aprendizajes relacionados con la profesión docente, tales como la observación, la escucha, la planificación y la promoción de la participación infantil. La base empírica de la investigación está constituida por una muestra de Trabajos de Conclusión del Curso de Pedagogía, desarrollados en la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), que tienen como tema la enseñanza en la pasantía de Educación Infantil a partir de la propuesta de talleres. Metodológicamente, se realizó un análisis de contenido del material. A partir de este análisis, se definieron dos unidades analíticas: 1) observar y escuchar a los niños como principios de la enseñanza con niños; 2) el estudio como modalidad de planificación y participación infantil. El foco de discusión de la primera unidad analítica es la observación y la escucha delos niños como desencadenantes de la acción pedagógica docente. El foco de la segunda unidad de análisis es el estudio como propuesta de planificación que permite la participación de los niños. De la investigación se infiere la relevancia de la pasantía en el proceso de constitución profesional, a través de la atribución de significados a los saberes profesionales adquiridos durante la carrera de Pedagogía, cuyo efecto es el proceso de enseñanza de la autoría. ...
Contido em
Educação (Santa Maria). Vol. 50 (jan./dez. 2025), p. 1-27
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42354)Ciências Humanas (7339)
Este item está licenciado na Creative Commons License
