Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPetrini, Silvane Gema Mocellinpt_BR
dc.contributor.authorWanderer, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-18T07:02:41Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1982-5587pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/290541pt_BR
dc.description.abstractO artigo é fruto de uma pesquisa que objetivou examinar os modos de ser professor engendrados pela Educação em Revista (ER), endereçada aos docentes e gestores de instituições privadas de ensino do Rio Grande do Sul, quando aborda e incentiva o trabalho com empreendedorismo nas escolas. Os aportes teóricos que sustentaram a investigação se vinculam ao campo pós-estruturalista, sobretudo às contribuições de Michel Foucault. O material empírico consistiu em exemplares da Educação em Revista divulgados entre os anos de 2013 a 2020. A estratégia utilizada para operar sobre esse material foi a análise do discurso, como proposto por Foucault. O exame das reportagens mostrou que: a) o empreendedorismo apresenta-se como um tema relevante e livre de questionamentos nas práticas pedagógicas das escolas privadas do RS; b) na ER há a constituição de um professor designer nas tramas das práticas empreendedoras, gerando um esmaecimento da docência.pt_BR
dc.description.abstractEl artículo es resultado de una investigación que tuvo como objetivo examinar las formas de ser docente engendradas por Educação em Revista (ER), dirigida a docentes y gestores de instituciones educativas privadas de Rio Grande do Sul, cuando aborda y incentiva el trabajo con el emprendimiento en las escuelas. Los aportes teóricos que sustentaron la investigación están vinculados al campo postestructuralista, en especial los aportes de Michel Foucault. El material empírico consistió en ejemplares de Educação em Revista publicados entre 2013 y 2020. La estrategia utilizada para operar con ese material fue el análisis del discurso, tal como lo propone Foucault. El examen de los informes mostró que: a) el emprendimiento se presenta como un tema relevante y libre de cuestionamientos en las prácticas pedagógicas de las escuelas privadas de RS; b) en la RE se produce la constitución de un docente diseñador en las tramas de prácticas empresariales, generando un desvanecimiento de la docencia.es
dc.description.abstractThe article is the result of a research that aimed to examine the ways of being a teacher engendered by Educação em Revista (ER), addressed to teachers and managers of private educational institutions in Rio Grande do Sul, when it addresses and encourages work with entrepreneurship in schools. The theoretical contributions that supported the investigation are linked to the post-structuralist field, especially the contributions of Michel Foucault. The empirical material consisted of copies of Educação em Revista published between 2013 and 2020. The strategy used to operate on this material was discourse analysis, as proposed by Foucault. The examination of the reports showed that: a) entrepreneurship presents itself as a relevant and free of questioning themein the pedagogical practices of private schools in RS; b) in the ER there is the constitution of a designer teacher in the plots of entrepreneurial practices, generating a fading of teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Araraquara, SP. Vol. 19, (2024), e024007, p. 1-23pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEmprendimientoes
dc.subjectEscuelas privadases
dc.subjectEnsino privadopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectDocentees
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectPrivate schoolsen
dc.subjectTeacheren
dc.titleO esmaecimento da docência nas práticas do empreendedorismo nas escolaspt_BR
dc.title.alternativeEl desvanecimiento de la enseñanza en las prácticas de emprendimiento en las escuelas es
dc.title.alternativeThe fading of teaching in entrepreneurship practices at school en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001244019pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples