A educação como motor do desenvolvimento econômico : uma análise comparativa entre Brasil, China e Índia
dc.contributor.advisor | Dalcin, Aline Krüger | pt_BR |
dc.contributor.author | Gularte, Amanda Cornélio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-18T06:57:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/290474 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa a relação entre desenvolvimento econômico e educação nos contextos do Brasil, China e Índia, destacando como as políticas educacionais impactam diretamente o crescimento econômico dessas nações. O estudo tem como objetivo explorar como os investimentos em capital humano, por meio da educação, podem promover um desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo. Para tanto, utiliza-se uma abordagem teórica fundamentada em literatura clássica e contemporânea sobre desenvolvimento econômico e capital humano, complementada por uma análise histórica dos sistemas educacionais e das políticas econômicas dos países estudados. O método adotado é de caráter descritivo-analítico, baseando-se em revisão bibliográfica e análise documental para compreender a trajetória de desenvolvimento dessas nações e a interrelação entre educação e economia. Os resultados indicam que o investimento em educação, particularmente em qualidade e acessibilidade, tem um impacto significativo no desempenho econômico a longo prazo, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e para a promoção de oportunidades econômicas mais amplas. Conclui-se que a educação é um fator central para o desenvolvimento econômico sustentável, sendo necessária a implementação de políticas educacionais eficazes para que o Brasil, China e Índia possam continuar a crescer de maneira inclusiva e equitativa. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work analyzes the relationship between economic development and education in the contexts of Brazil, China, and India, highlighting how educational policies directly impact the economic growth of these nations. The study aims to explore how investments in human capital, through education, can promote sustainable and inclusive economic development. To this end, a theoretical approach is employed, based on both classical and contemporary literature on economic development and human capital, complemented by a historical analysis of the educational systems and economic policies of the studied countries. The adopted method is descriptive-analytical, relying on a literature review and document analysis to understand the development trajectory of these nations and the interrelationship between education and economy. The results indicate that investment in education, particularly in quality and accessibility, has a significant impact on long-term economic performance, contributing to the reduction of social inequalities and the promotion of broader economic opportunities. It is concluded that education is a central factor for sustainable economic development, and the implementation of effective educational policies is necessary for Brazil, China, and India to continue growing in an inclusive and equitable manner. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Desenvolvimento econômico | pt_BR |
dc.subject | Social Capital | en |
dc.subject | Economic development | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | China | pt_BR |
dc.subject | Índia | pt_BR |
dc.subject | Relações internacionais | pt_BR |
dc.title | A educação como motor do desenvolvimento econômico : uma análise comparativa entre Brasil, China e Índia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001248639 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024/1 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Relações Internacionais | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
