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dc.contributor.advisorDalcin, Aline Krügerpt_BR
dc.contributor.authorGularte, Amanda Cornéliopt_BR
dc.date.accessioned2025-04-18T06:57:25Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/290474pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa a relação entre desenvolvimento econômico e educação nos contextos do Brasil, China e Índia, destacando como as políticas educacionais impactam diretamente o crescimento econômico dessas nações. O estudo tem como objetivo explorar como os investimentos em capital humano, por meio da educação, podem promover um desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo. Para tanto, utiliza-se uma abordagem teórica fundamentada em literatura clássica e contemporânea sobre desenvolvimento econômico e capital humano, complementada por uma análise histórica dos sistemas educacionais e das políticas econômicas dos países estudados. O método adotado é de caráter descritivo-analítico, baseando-se em revisão bibliográfica e análise documental para compreender a trajetória de desenvolvimento dessas nações e a interrelação entre educação e economia. Os resultados indicam que o investimento em educação, particularmente em qualidade e acessibilidade, tem um impacto significativo no desempenho econômico a longo prazo, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e para a promoção de oportunidades econômicas mais amplas. Conclui-se que a educação é um fator central para o desenvolvimento econômico sustentável, sendo necessária a implementação de políticas educacionais eficazes para que o Brasil, China e Índia possam continuar a crescer de maneira inclusiva e equitativa.pt_BR
dc.description.abstractThis work analyzes the relationship between economic development and education in the contexts of Brazil, China, and India, highlighting how educational policies directly impact the economic growth of these nations. The study aims to explore how investments in human capital, through education, can promote sustainable and inclusive economic development. To this end, a theoretical approach is employed, based on both classical and contemporary literature on economic development and human capital, complemented by a historical analysis of the educational systems and economic policies of the studied countries. The adopted method is descriptive-analytical, relying on a literature review and document analysis to understand the development trajectory of these nations and the interrelationship between education and economy. The results indicate that investment in education, particularly in quality and accessibility, has a significant impact on long-term economic performance, contributing to the reduction of social inequalities and the promotion of broader economic opportunities. It is concluded that education is a central factor for sustainable economic development, and the implementation of effective educational policies is necessary for Brazil, China, and India to continue growing in an inclusive and equitable manner.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectSocial Capitalen
dc.subjectEconomic developmenten
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectChinapt_BR
dc.subjectÍndiapt_BR
dc.subjectRelações internacionaispt_BR
dc.titleA educação como motor do desenvolvimento econômico : uma análise comparativa entre Brasil, China e Índiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001248639pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024/1pt_BR
dc.degree.graduationRelações Internacionaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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