Desregulação emocional na infância e na adolescência : algumas evidências para a compreensão e intervenção
Fecha
2024Tutor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
Problemas comportamentais decorrentes da desregulação emocional perpassam diagnósticos categoriais e estão entre os que mais causam prejuízos ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, se constituindo um desafio a pais, professores e profissionais envolvidos nos cuidados das crianças e adolescentes. O objetivo deste trabalho foi acessar o estado da arte à compreensão e abordagem psicossocial da desregulação emocional em crianças e adolescentes, sob um ponto de vista desenvolvimental e bidir ...
Problemas comportamentais decorrentes da desregulação emocional perpassam diagnósticos categoriais e estão entre os que mais causam prejuízos ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, se constituindo um desafio a pais, professores e profissionais envolvidos nos cuidados das crianças e adolescentes. O objetivo deste trabalho foi acessar o estado da arte à compreensão e abordagem psicossocial da desregulação emocional em crianças e adolescentes, sob um ponto de vista desenvolvimental e bidirecional. A primeira parte foi uma revisão narrativa, acessando dados epidemiológicos dos transtornos mentais na infância e adolescência relacionados à desregulação emocional, sob um enfoque desenvolvimental. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa no PUBMED incluindo os termos: "emotional dysregulation” e treatment. Foram analisados aqueles estudos já concluídos cujos resumos incluíram intervenções psicossociais na desregulação emocional de crianças e adolescentes. A partir dos resultados, os quais sugerem a efetividade da DBT-C como abordagem à desregulação emocional em crianças, foi apresentada uma visão geral desta abordagem. ...
Abstract
Behavioral problems resulting from emotional dysregulation are not limited to categorical diagnoses and are among those that cause the most harm to the development of children and adolescents, posing a challenge to parents, teachers, and professionals involved in the care of children and adolescents. The objective of this study was to access the state of the art in understanding and approaching the psychosocial aspects of emotional dysregulation in children and adolescents from a developmental ...
Behavioral problems resulting from emotional dysregulation are not limited to categorical diagnoses and are among those that cause the most harm to the development of children and adolescents, posing a challenge to parents, teachers, and professionals involved in the care of children and adolescents. The objective of this study was to access the state of the art in understanding and approaching the psychosocial aspects of emotional dysregulation in children and adolescents from a developmental and bidirectional perspective. The first part was a narrative review, accessing epidemiological data on mental disorders in childhood and adolescence related to emotional dysregulation from a developmental perspective. Subsequently, a search was conducted in PUBMED including the terms “emotional dysregulation” and treatment. Studies that had already been completed and whose abstracts included psychosocial interventions for emotional dysregulation in children and adolescents were highlighted. DBT-C as an approach to emotional dysregulation in children was presented as an overview of this approach. ...
Institución
Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Curso de Programa de Residência Médica em Psiquiatra da Infância e da Adolescência.
Colecciones
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Ciencias de la Salud (1723)
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