Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDe Conti, Lucianept_BR
dc.contributor.authorSperb, Tania Marapt_BR
dc.date.accessioned2011-05-13T06:00:27Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn0102-3772pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28986pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma proposta de análise narrativa das intervenções realizadas pelos estagiários de Psicologia em sua práxis psicoterapêutica. As fontes dos dados foram as transcrições das sessões de psicoterapia, conduzidas pelos estagiários com seus pacientes, associadas ao material discutido em supervisão acadêmica. A análise do texto transcrito, entendido nesse estudo como uma narrativa da prática, se deu em dois níveis: o do relato e o da trama narrativa. Os resultados explicitam os diferentes movimentos realizados pelos estagiários na tentativa de intervir em consonância com os pressupostos da psicoterapia de orientação analítica. Essas intervenções mostraram ser algumas vezes contraditórias, explicitando assim os equívocos e as vicissitudes constituintes do processo de formação do pensamento clínico.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a narrative analysis proposal of the interventions made by psychology interns in their psychotherapeutic practice. The data sources were the transcripts of psychotherapy sessions conducted by interns with their patients, associated with the issues discussed in academic supervision. The analysis of the transcripts, seen in this study as a narrative of the practice, occurred in two levels: of the account and of the narrative plot. The results show the different movements carried out by the interns in their attempts to intervene according to the basic ideas of an analytically-oriented psychotherapy. These interventions seem to be, at times, contradictory, thus showing the errors and vicissitudes that are part of the clinical thinking learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 26, n. 2 (abr./jun. 2010), p. 305-314.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectClinical reporten
dc.subjectPsychology degreeen
dc.titlePráxis psicoterapêutica de estagiários de psicologia : análise do relato e da trama narrativapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000758346pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples